Linha 14-Onix da CPTM ganha novo traçado

Ramal futuro que ligará região de Guarulhos ao ABC passará a atender bairro dos Pimentas e terá extensão ao sul em Santo André

Linha 14-Onix deverá ter projeto funcional revisado (Jean Carlos)

A futura Linha 14-Onix da CPTM passou por alterações em seu traçado. A mudança já havia sido notada durante a divulgação da licitação de projetos da Linha 16-Violeta do Metrô, que cita a interligação da Linha 14 em Santa Marcelina, mas agora foi apresentada pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos realizada na 28ª Semana de Tecnologia Metroferroviária da AEAMESP.

As novidades contemplam alterações nas extremidades norte e sul da linha que deverá ligar Guarulhos ao ABC se integrando com diversas linhas ao longo de seu percurso.

No município de Guarulhos três novas estações deverão ser construídas. A estação Bonsucesso, que deverá realizar integração com a Linha 13-Jade possibilitando maior opções de deslocamento ao passageiro. 

Linha 14-Onix em processo de revisão (STM)

A estação Pimentas, uma grande reivindicação da população da região leste de Guarulhos, está contemplada na fase de estudos. Além disso está prevista também a construção da estação Sacramento.

O trecho prossegue em direção ao município de São Paulo se integrando com a Linha 12-Safira na estação São Miguel Paulista. Anteriormente a conexão seria realizada na futura estação União de Vila Nova

Em Corinthians-Itaquera haverá possibilidade de integração com as Linhas 3-Vermelha e 11-Coral. Na estação Santa Marcelina o tramo terá ligação com a futura Linha 16-Violeta.

O ramal prossegue cortando a Zona Leste e se integrando com a estação Sapopemba da Linha 15-Prata do monotrilho até chegar na futura estação ABC que deverá ser construída na Linha 10-Turquesa entre Santo André e Capuava.

Possivel traçado da Linha 14-Onix (Jean Carlos)

A grande novidade é a extensão ao sul contemplando quatro novas estações no município de Santo André. Trata-se das estações Miguel Couto, Macedo Soares, Vila Luzita e Jardim Irene.

Ainda segundo a apresentação, a Linha 14-Onix deverá contar com 39 km de extensão, 22 estações e 26 trens. A CPTM atualmente trabalha para elaborar o termo de referência que dará base para a revisão do projeto funcional.

22 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
CRB
CRB
2 anos atrás

Esta linha, a depender do trajeto, poderia ser em formato monotrilho tranquilamente.

Lucas Ribeiro Bezerra
Lucas Ribeiro Bezerra
2 anos atrás
Responder para  CRB

Monotrilho ou trem comum

Dylan
Dylan
2 anos atrás
Responder para  Lucas Ribeiro Bezerra

Com esse traçado aiii,ser trem comum é meio que impossível ,muitas regiões muito povoadas ,VLT ia ficar saturado demais, Monotrilho para esse traçado é o único que comporta a demanda

Marcus
Marcus
2 anos atrás
Responder para  Dylan

Trem comum é possível, elevado e/ou subterrâneo. Linha 11 e 13 são prova disso.

Leoni
Leoni
2 anos atrás
Responder para  Marcus

O projeto da Linha 14-Ônix de característica radial da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, semelhante a Linha 2-Verde do Metrô é conhecido como um meio de transporte sobre trilhos ligando o ABC Paulista em Santo André (Pirelli), até o Alto Tietê e Guarulhos em uma região de altíssima demanda reprimida e varias Linhas saturadas, no eixo formado por vias importantes como a Jacu-Pêssego cruzado e se integrando com no mínimo seis linhas, possuindo duas integrações com estações do Metrô-Sapopemba e Itaquera, e quatro com a CPTM- Bonsucesso-13, São Miguel-12, Itaquera-11 e ABC Pirelli-10.

Trata-se de um projeto que comprovadamente atende regiões carentes de mobilidade, além de redistribuir as linhas existentes, para isto é fundamental que se utilize as composições existentes e padrãoda CPTM, uma vez que são estas que estão em seus extremos como em Bonsucesso com a Linha 13-Jade, e Pirelli, na Linha Integradora-710 que possui uma linha central ociosa que deveria ser melhor utilizada.

Monotrilho padrão Linha 15-Prata de alta demanda já está decidido que não devera mais ser construído, já os monotrilhos padrão Scomi / BYD Linha 17-Ouro de média demanda são insuficientes para esta região.

Kleberton santos silva
Kleberton santos silva
2 anos atrás
Responder para  CRB

Pois é, E espero que esta linha não vire o mistério novamente. Pois em 2018 chegaram a anunciar os estudos para o projeto da Linha 14 ônix. Más acabou não rolando e foi parar no Limbo

Dylan
Dylan
2 anos atrás
Responder para  CRB

Exatamente, pois com esse traçado ser trem da cptm é impossível ,mas Monotrilho pode ser tranquilamente e conseguiria suprir a demanda, pois VLT nesse traçado é loucura demais,possivelmente viraria um BRT RJ da vida

Cassio Rogerio Sabino
Cassio Rogerio Sabino
2 anos atrás

Não integrando ela em Guarulhos pelo menos no Terminal CECAP acaba ligando lugar nenhum a ponto nenhum no mínimo teria que fazer integração com a linha 13

Marcus
Marcus
2 anos atrás
Responder para  Cassio Rogerio Sabino

A integração será em Bonsucesso.

Caíque
Caíque
2 anos atrás
Responder para  Marcus

A linha 14 -Onix na Vila Luzita é maravilhoso!

Mas acredito de ao invés de “Macedo Soares” que ninguém identifica na cidade, a parada deveria ficar “Cap. Mario Toledo/D. Pedro I” no cruzamento da Av. Mario Toledo de Camargo com a Av. Dom Pedro I, onde já existe uma parada.
Assim como já existem as paradas Miguel Couto e a Terminal Vila Luzita consolidadas.

Além disso, fico curioso para saber onde seria a parada Jd. Irene, seria na frente do Assaí OU será que farão a extensão da Cap. Mario Toledo seguindo o Córrego Guarará pela prometida Maurício de Medeiros para ligar a região à São Bernardo do Campo pela Caminho dos Vianas?
Seria ótimo para desenvolver a região da Vila Luzita.

Henrique Ranieri
Henrique Ranieri
2 anos atrás
Responder para  Cassio Rogerio Sabino

Cassio na matéria diz que ira se conectar com a futura estação Bonsucesso na linha 13

Jailson Ferreira
Jailson Ferreira
2 anos atrás

Agora sim a vila luzita bairro populoso além da proximidade da vila sao pedro espero q saia do papel

Lucas
Lucas
2 anos atrás

Do que adianta ampliar o atendimento da linha mas cortar diversas estações previstas no “meio” dela? Jardim Guarani, Teotônio Vilela, Curuçá e Estado nesse caso ficaram pra trás.

O mesmo aconteceu na Linha 20 – Rosa.

Dylan
Dylan
2 anos atrás
Responder para  Lucas

Se foram cortadas ,tem motivo e no futuro outra linha pode passar no caminho, tudo tem seu tempo

Lucas
Lucas
2 anos atrás
Responder para  Dylan

O motivo: baratear a construção da linha. Mas fica um serviço porco. Vide a Linha 20 – Rosa sem NENHUMA estação entre a Tabapuã e a Fradique Coutinho, logo no bairro que milhões de pessoas trabalham.

Marcus
Marcus
2 anos atrás
Responder para  Dylan

Não há projeto pra nenhuma dessas estações, Anselmo.

Carlos Antônio Tadeu Rodrigues
Carlos Antônio Tadeu Rodrigues
2 anos atrás

Passou a eleição esquece todos os projetos kkkk

Gabriel Nascimento
Gabriel Nascimento
2 anos atrás

Curioso e pretensioso esse trajeto, possivelmente no trecho entre o Hospital JD. Helena e Pimentas pode ser subterrâneo devido a geografia local.
E essa linha, em conjunto com a 2, 13 e 19 tendem a funcionarem bem demandadas já que cortarão diversos distritos de Guarulhos que hoje dependem do precário serviço da EMTU, além de atrair usuários que vem de cidades como Arujá e Santa Isabel.

Leonardo
Leonardo
2 anos atrás

Pessoal estamos a 2 semanas das eleições, acreditam mesmo nisto e em outras linhas divulgadas recentemente?
Desespero do psdb em perder o governo do estado.

Gabriel P.
Gabriel P.
2 anos atrás

Guarulhos, que até 2018 não tinha linha nenhuma, deve ter, em algum dia da história da humanidade, 2 linhas de metrô (2 e 19) e 2 da CPTM (13 e 14). Quem viver verá.

Eduardo Agostini
Eduardo Agostini
2 anos atrás

Mais uma linha pro dia de São Nunca…como esses políticos gostam de iludir a galera..talvez 2060 fique pronta…Quem sabe????

Guile
Guile
2 anos atrás

Mais um projeto que aparece em época de eleição. Não se preocupem em discutir traçado, estações ou tipo de modal, essa linha com esse governo atual não sai