Linha 3-Vermelha pode ganhar extensão até a Estação Água Branca

Ramal, que teve as últimas estações abertas em 1988, terá plataforma exclusiva em megaprojeto que reunirá também as linhas 6-Laranja, 7-Rubi, 8-Diamante, 9-Esmeralda e os TIC de Campinas e Sorocaba
Linha 3-Vermelha será estendida pra Água Branca (Jean Carlos)
Linha 3-Vermelha será estendida pra Água Branca (Jean Carlos)

Concluída há 36 anos, a Linha 3-Vermelha do Metrô poderá ganhar mais uma estação,  Água Branca.

Segundo informações obtidas pelo site, a nova estação Água Branca contemplará plataformas exclusivas para o serviço metroviário que corta a cidade de leste a oeste.

Nesse projeto, a  Linha 3-Vermelha aparece estendida de Barra Funda para Água Branca, com uma plataforma dedicada na nova estação, que terá cinco plataformas.

Receba notícias quentes sobre mobilidade sobre trilhos em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do MetrôCPTM.

Além da Linha 3-Vermelha, as plataformas atenderão os serviços da linhas 8 e 9, TIC Sorocaba, Linha 7-Rubi e TIC Campinas.

Estação Água Branca será futuro terminal da Linha 3-Vermelha (TIC Trens)
Estação Água Branca será futuro terminal da Linha 3-Vermelha (Reprodução)

Segundo o memorial descritivo da estação, a plataforma da Linha 3-Vermelha terá 10 metros de largura e 132,4 metros de extensão, dentro dos padrões exigidos pelo Metrô de São Paulo.

A plataforma terá um elevador, quatro escadas rolantes e uma escada fixa que liga a estação ao mezanino de integração. Ao fundo da plataforma estarão dispostas salas técnicas.

Segunda linha mais movimentada de São Paulo

A Linha 3-Vermelha foi inaugurada em março de 1979 como “Linha Leste Oeste” e aproveitou o leito de trens de subúrbio para chegar até Itaquera.

Após uma expansão lenta que culminou com a abertura da estação Santa Cecília em 1983, o ramal foi estendido em ambas as pontas em 1988.

Projeto conceitual de Água Branca (CPTM)
Projeto conceitual de Água Branca era menor do que o atual (CPTM)

A inauguração das estações Marechal Deodoro e Barra Funda em dezembro de 1988 marcou o fim do projeto atual.

Atualmente o ramal é o segundo mais movimentada malha sobre trilhos de SP e possui 22 km e 18 estações.

Com Água Branca, a Linha 3 passaria a ter cerca de 24 km e 19 estações mas levar os trilhos até o local exigirá uma grande remodelação no trecho da faixa de domínio.

Total
0
Shares
22 comments
  1. Esse projeto da nova Água Branca está ficando megalomaníaco, se sair 1/3 do que estão prometendo, será muito.

    Mas como dizia Gloria Perez: “pobre de quem não sabe voar”, se estenderem a Linha 3 até lá, a 11 teria que ir também, não?

    Responder moderated
    1. “Ramal, que teve as últimas estações abertas em 1988, terá plataforma exclusiva em megaprojeto que reunirá também as linhas 6-Laranja, 7-Rubi, 8-Diamante, 9-Esmeralda e os TIC de Campinas e Sorocaba”

      Logo no início do texto. O que aparece depois menciona as linhas que atendem cada plataforma da estação.

  2. Acho um erro absurdo isso.

    Os mesmo trens que estarão em Barra Funda também estarão em Água Branca, com exceção do TIC Sorocaba. Não existe necessidade alguma da Linha 3 ir até lá, porém existe sim uma necessidade dela avançar naquela direção.

    O caminho ideal seria ir até Santa Marina, assim teria uma conexão tripla entre as linhas 3, 6 e 20.

    A outra opção seria a Linha 3 ir até Sesc Pompéia (L6) e depois seguir até Vila Romana (L20).

    Porém como ela está na superfície em Barra Funda, não tenho ideia se é possível descer ela após o estacionamento do viaduto Antártica, considerando a inclinação que o túnel precisaria ter.

    1. acho que entre barra funda e água branca vai ter uma distribuição de passageiros bem legal. mas a L3 vai sair lotada de água branca, a L7, L8, L9 e L11 vai sair de barra Funda, pq o pessoal com certeza vai querer disputar o primeiro banco.

      Responder moderated
      1. Sim, nós que somos uns Zé Ninguém, apenas usuários, já sabemos o que vai acontecer. As viagens negativas e tudo. Como o pessoal que recebe pra pensar nisso tudo está simplesmente ignorando uma realidade de São Paulo que já ocorre em vários trechos “similares”?

  3. uma pena que o serviço 710 vai ser extinto, e mais além, de que o integração centro não saiu do papel. pq assim, se fosse mantido até hoje, teríamos o 810 e 711. daria até pra permitir conexões diretas entre campinas e sjc, e sorocaba e litoral

  4. O projeto só faz sentido se a linha 3 receber de verdade a conexão completa, como foi pensada e abandonada, se não me falha a memória no governo Fleury.

    Era a extensão entre Lapa e Guaianases. Isso vai desafogar a linha 2, que ficará superlotada também e será eixo leste oeste, quando a extensão com Guarulhos chegar.

    Esse projeto usava a linha 11, correndo em paralelo do início ao fim da linha 3 (Guaianases, José Bonifácio, Dom Bosco, todas interconectadas com a linha 3), Itaquera (já existente), Penha (conexão com a linha 2, em construção), Tatuapé (linhas 3-11-12, existente), Belém ou Bresser recebendo a extensão leste da linha 5-lilás e uma outra estação da linha 11, Brás (linhas 3-10-11-12-13), Sé (3 e 1), Anhangabaú (3 e 19), República (3 e 4), Marechal Deodoro (3 e 22), Barra Funda (3-7-8-9-11-13), Água Branca (3-6-7-8-9-11) e Lapa (3-7-8-9-11-20).

    Com duas linhas correndo em paralelo de ponta a ponta, intervalos razoáveis entre trens e mais conexões, o passageiro terá a opção de escolher em qual delas irá e terá mais conforto.

  5. Acho bastante útil a conexão das linhas 3 – Vermelha e 6 – Laranja, pois facilitará bastante a baldeação entre as duas linhas, sem que seja necessário baldear para a linha 7 – Rubi para sair de Barra Funda para Água Branca. Será possível desembarcar do TIC e sair de Água Branca até a República e a Sé em um único trem.
    A única correção que faria ao projeto seria a inclusão de uma estação intermediária entre Barra Funda e Água Branca. A distância entre as duas estação é de cerca de 2 km, então é possível montar uma estação intermediária bem no meio. Essa estação (que poderia se chamar “Francisco Matarazzo”) atenderia uma gama de estabelecimentos nos arredores, como o Allianz Parque, o Shopping Bourbon, o Parque da Água Branca e a Casa das Caldeiras.

    1. Esqueceu da estação Sesc Pompéia? Metade disso daí será atendido por ela e pela Perdizes.

      E já existe um projeto, pelo visto abandonado, de uma estação de superfície embaixo do viaduto Pompéia.

      Responder moderated
  6. o que ando vendo é expansão sobre trilhos que já existe ao invés de irem em lugares que não existe nenhum trilho ou dormente. exemplo linha 12 indo até Suzano pra que? pq não leva linha 12 pra Arujá? qual a razão de fazerem linhas andarem paralelamente no mesmo destino? mais do mesmo e tanto lugar para trem ou metrô chegar

    1. Você está certo e errado ao mesmo tempo.

      Sim, é importante levar trilhos para onde não tem, porém também é muito importante criar linhas paralelas em locais de grande demanda.

      Veja que mesmo dividindo uma grande parte do mesmo caminho, as linhas 3 e 11 são as duas mais lotadas do Metrô e CPTM respectivamente, ou seja, tem até necessidade mais uma linha ali junto delas.

      A 12 até ajuda um pouco, mas o projeto abandonado da Linha 21 – Grafite é outra linha entre o centro e a alta Zona Leste, pela enorme demanda.

  7. Que conversa fiada é essa de levar a Linha 03 até Água Branca? Quem falou isso de forma tão repentina e improvisada da parte do governo?
    Eu não acredito nisso, pois não há espaço na faixa de domínio da ferrovia para isso, teriam que demolir a Casa das Caldeiras e alterar todo o plano de vias do Estacionamento Barra Funda inviabilizando seu uso durante as supostas obras de expansão oeste da linha e não teria como interditar essa área para manobras e estacionamento numa linha já saturada e que não comporta uma expansão, seria menos complicado levar a Linha 01 até o Jaçanã do que a Linha 03 até Água Branca, agora estão fazendo fanfarronices com a expansão da rede sobre trilhos, não pode ser assim!

    1. Na verdade, esses caras devem ficar o tempo todo fazendo estudos sobre isso. Provavelmente a idéia é que a linha 8 percorra o mesmo trajeto da linha 7, o que vai acontecer independente da linha 3. Neste caso o trecho da linha 8 seria tranformado nessa extensão da linha 3 até Água Branca.

        1. Não é a Barra Funda. A futura estação Água Branca acomodora as Linhas 7, 8 e TIC. As estações Lapa das duas linhas serão unificadas. Com isso, esse trecho da linha 8 entre Barra Funda e Agua Branca ficaria vago e poderia ser utilizado como extensão da linha 3

  8. A extensão que precisa fazer e nunca ouvi ninguém falar, seria levar a linha Amarela até a linha Lilás integrando as duas e assim dividindo o fluxo de passageiros, principalmente depois que a linha Lilás chegar no Jardim Ângela. Não tem sentido levar a linha 4 Amarela só até Taboão da Serra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
Serviço 710 poderá retornar (Jean Carlos)

CPTM: Serviço 710 terá interrupção na estação Mauá no domingo, 9

Next Post
Máscara frontal do trem da Linha 6-Laranja

Linha 6-Laranja terá mais 6,6 km: veja como e onde será expansão

Related Posts