Destaques Linha 5

Linha 5-Lilás deverá estrear operação comercial em 10 estações no dia 6 de novembro

Testes realizados no domingo (29) colocaram em operação simulada 14 trens no trecho que inclui Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin

Vias do trecho entre Moema e AACD-Servidor: testes com trens devem ocorrer em novembro

Se tudo correr bem, a Linha 5-Lilás deverá passar a contar com 10 estações operando em horário comercial (4h40 às 0h00) a partir do dia 6 de novembro, uma segunda-feira. A data exata em que as estações Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin passarão a funcionar para valer ainda não é certa, mas foi revelada pela diretoria de operações na semana passada a alguns blogs que cobrem o setor.

Hoje as três estações, abertas no dia 6 de setembro, operam de forma limitada entre 10h e 15h e sem pagamento de passagem. O Metrô já havia informado que a operação comercial, quando os trens seguirão por todas as 10 estações e será cobrada a tarifa em qualquer uma delas, ocorreria na primeira quinzena de novembro.

Segundo o blog ouviu de funcionários, o teste realizado na linha neste domingo (29) e que interrompeu o serviço até 17 horas, seria crucial para que o software do CBTC (sistema de controle de trens) fosse experimentado em sua nova versão que inclui as três estações. Hoje operam na linha 10 trens entre Capão Redondo e Adolfo Pinheiro. Com a adição das novas estações, esse total subirá para 14 composições, necessárias para que o headway (intervalo entre trens) dê conta da demanda como também seja reduzido, já prevendo um aumento no número de usuários.

Testes até Chácara Klabin

No bate-papo com os blogs, o Metrô também revelou a intenção de iniciar os testes com trens no trecho entre Brooklin e Chácara Klabin ainda em novembro, porém, sem estipular uma data certa. Em imagens recentes, é possível ver que a rede aérea já está quase toda instalada nessa região, o que permitirá que o Metrô e a Bombardier possam colocar as composições circulando sem passageiros pelas seis estações previstas para entrega este ano ainda.

Atualizado em 07/11: O blog entrevistou o secretário de Transportes Metropolitanos Clodoaldo Pelissioni que deu novos prazos para a abertura: confiram no post https://goo.gl/QhF6vd.

Trem alinhado em Brooklin: operação comercial deve começar a partir do dia 6 de novembro

About the author

Ricardo Meier

É um entusiasta do assunto mobilidade e sobretudo do impacto positivo que o transporte sobre trilhos pode promover nas grandes cidades brasileiras. Também escreve nos sites Airway (aviação) e AUTOO (automóveis).

9 Comments

    • Existe uma área de manobra alguns metros depois da estação Brooklin justamente para isso. Eis outra razão para precisar de mais trens já que não será possível fazer como em Adolfo Pinheiro em que o trem já muda de via e retorna.

    • O Metrô ainda não deu pistas a respeito disso. Talvez uma operação assistida fique restrita a algum trecho como Eucaliptos-AACD, por exemplo, sem necessidade dos trens passarem por Campo Belo com passageiros – apenas com fucionários e em horários restritos. Mas, sem dúvida, quando for iniciada a operação plena os trens passarão por Campo Belo ainda em construção.

  • Só quero saber quando é que os trens da Linha 5 – Lilás do Metrô-SP vão operar em horário fixo (e em mão dupla) entre Brooklin e Capão Redondo.

Leave a Comment