Metrô abre nova licitação para a Linha 2-Verde chegar até Guarulhos

Futura contratada irá validar o projeto executivo do trecho entre Penha e a estação Dutra além da ampliação do Pátio Tamanduateí

Projeção da estação Ponte Grande, da Linha 2-Verde
Projeção da estação Ponte Grande, da Linha 2-VerdeLinha de bloqueios

Mais um sinal que a fase da expansão da Linha 2-Verde até Guarulhos está saindo do papel: o Metrô lançou nesta segunda-feira, 13, uma nova licitação para análise técnica e validação dos projetos executivos do novo trecho.

O escopo do futuro contrato visa justamente checar se os projetos executivos de cinco estações, um novo pátio e vias estão dentro do esperado pela companhia.

Além disso, a vencedora da concorrência também fará um serviço semelhante em relação à expansão do Pátio Tamanduateí, já em obras, e da subestação primária Anália Franco, que fornecerá energia para a extensão.

Trecho da Linha 2-Verde que chegará à Guarulhos
Trecho da Linha 2-Verde que chegará à Guarulhos

O edital ainda não havia sido disponibilizado pelo Metrô até a publicação deste artigo, no entanto. Com isso não é possível saber mais detalhes da licitação.

A sessão de entrega de propostas está marcada para 06 de fevereiro às 10 horas, na sede da empresa no centro de São Paulo.

Fase 2 deve ficar pronta até 2031

Após uma longa espera, o governo deu luz verde para que a extensão da Linha 2-Verde comece a ser implantada após a estação Penha, hoje em implantação.

O trecho compreende cinco estações – Penha de França, Tiquatira, Fernão, Ponte Grande e Dutra – além de um novo pátio de manutenção.

Estação Dutra terá terminal de ônibus
Estação Dutra terá terminal de ônibus

Parte dessa etapa já está com contrato assinado, incluindo o lote que operará um novo tatuzão. A máquina já foi encomendada e deve chegar em 2026, disse o governador Tarcísio de Freitas.

As obras em Penha de França devem ter início em março, como revelou em primeira mão este site.

Já a estação Ponte Grande ainda depende da licitação lançada no final do ano passado e que contratará a empresa que fará o projeto executivo e as obras civis.

A expectativa é que a Linha 2-Verde chegue à Guarulhos até 2031.

4 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Andre
Andre
5 meses atrás

Parece que a cada obra criam tatuzoes novos. Ta certo que tatuzões têm vida útil, mas parece desperdício ter um tatuzao novo para escavar apenas esse trecho- sendo que o trecho ja em construcao tb usa tatus.

Alias outro desperdício foi a aposentadoria precoce da frota 2000 da cptm. Mexico, espanha e argentina possuem modelos similares em operação e sem o minimo plano de aposentalos.

Gabriel Nascimento
Gabriel Nascimento
5 meses atrás
Responder para  Andre

A CPTM poderia vender como semi novos os 2000 e 2100 para o Metrô de Recife, somados aos irmãos dos 7000 de lá, eles teriam uma frota totalmente climatizada e um pouco mais moderna.

Manuel António Pinto
Manuel António Pinto
5 meses atrás

É pena que a maioria destas obras não passarão de projetos, típicos de anos eleitorais ou pré eleitorais! Se fosse na China, ao divulgar um projeto, as obras já estariam iniciando e certamente não levariam tantos anos para construir um trecho de menos de 6 km. Temos muito o que aprender com os asiáticos: menos promessas, mais ação, menos politicagem e mais respeito é o que queremos.

kiritsu
kiritsu
5 meses atrás
Responder para  Manuel António Pinto

Toda obra tem que ter um projeto, e toda obra metroviária fica uns 20 anos em projeto até começar as obras, e já estamos batendo 20 anos desde a primeira vez que essa extensão foi pensada, n é politicagem é como a burocracia brasileira funciona, e acredite em todo lugar do mundo tem burocracia, só n temos a economia e um governo esquerda-centro como um todo fazendo política em prol do povo primeiramente e somente depois em nome do lucro