Metrô adia em um mês licitações de obras da Linha 19-Celeste
Três lotes deveriam ser leiloados em 04 de junho, mas companhia postergou data para julho

As três licitações de obras civis e engenharia da Linha 19-Celeste do Metrô tiveram o leilão remarcado para 04 de julho, um mês depois da data original.
A companhia do estado publicou o aviso de adiamento nesta quinta-feira, 15, mas não explicou as razões da mudança – até então o leilão ocorreri em 04 de junho.
Esperada há vários anos, a Linha 19 ligará Guarulhos ao centro de São Paulo com 15 estações e 17,6 km de extensão.
O Metrô lançou os editais em 24 de março, dividindo o projeto em três lotes, cada um contendo uma tuneladora a fim de acelerar sua construção.
O prazo curto para análise dos editais e formulação de propostas pode ter sido um dos motivos, assim como possíveis correções apontadas por potenciais participantes.
É o que geralmente tem ocorrido em concorrências mais complexas como essa. Dias atrás, construtoras não identificadas fizeram chegar à coluna do jornalista Lauro Jardim, do jornal O Globo, queixas sobre o formato da licitação.

Segundo elas, os editais estão direcionados para empresas espanholas em virtude das dimensões e extensão dos túneis a serem escavados.
O Metrô negou qualquer favorecimento, no entanto, afirmando que o certame está aberto para empresas nacionais e estrangeiras, participando em consórcios ou não.
O plano do governo é que as obras tenham início em 2026 e a conclusão ocorra pouco depois de 2030.