Metrô assina contrato para obras da estação Ponte Grande, da Linha 2-Verde

Estação é a primeira dentro de Guarulhos e deve começar a ser construída entre o final de 2026 e começo de 2027

Projeção da estação Ponte Grande, da Linha 2-Verde
Projeção da estação Ponte Grande, da Linha 2-Verde

O contrato para projeto e construção da estação Ponte Grande, da Linha 2-Verde, foi assinado nesta quarta-feira, 30, pelo Metrô e o Consórcio Crasa-Ghella-Estação Ponte Grande.

Com isso, a contagem regressiva para a primeira estação de metrô a ser feita no município de Guarulhos começa a valer. A obra, que terá um custo de R$ 405 milhões, tem previsão de entrega dentro de 61 meses a contar da emissão da primeira Ordem de Serviço (OS).

Isso significa que Ponte Grande deve ser concluída no segundo semestre de 2030, o que já enseja um prazo aproximado para a extensão da Linha 2-Verde ser concluída no sentido de Guarulhos – haverá ainda a estação Dutra, terminal do ramal.

Receba notícias quentes sobre mobilidade sobre trilhos em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do MetrôCPTM.

O cronograma da obra mostra algumas datas importantes, entre elas a emissão da Ordem de Serviço para as obras civis. Ela deverá ocorrer até 470 dias após esta quarta-feira, ou seja, em 12 de novembro de 2026.

Até lá, o consórcio estará ocupado em realizar o planejamento da obra, os projetos executivos, serviços ambientais e a preparação do canteiro.

Futura estação Ponte Grande, em Guarulhos

Outro marco significativo ocorrerá dentro de 1.199 dias, em 28 de novembro de 2028. É quando a empresa deverá liberar a laje de fundo para a chegada, partida e arraste do tatuzão que partirá da estação Penha no ano que vem.

A data oficial para conclusão da obra civil ocorrerá em até 1.850 dias, ou 23 de agosto de 2030.

Estação espaçosa

Localizada na Avenida Guarulhos em frente à Praça Liessi, Ponte Grande ocupará uma área de quase 17.000 m² e contará com uma praça e grandes edificações.

Projeções fornecidas pelo Metrô mostram que do lado de fora, a estação chama a atenção pela enorme área com paisagismos, uma grande esplanada e um prédio que traz paineis solares no teto.

Ponte Grande terá uma enorme claraboia sobre o poço onde ficarão os lances de escadas fixas e rolantes. Haverá cinco níveis entre a superfície e as plataformas laterais, que lembram a disposição da estação Pinheiros mas num formato retangular.

Cinco lances de escada entre a superfície e a plataforma

Para os passageiros que utilizarem Ponte Grande, haverá opções interessantes de trajeto. No sentido norte restará apenas uma estação, Dutra, mas de onde será possível seguir até o centro de Guarulhos ou, então, em direção à região central de São Paulo, a bordo da Linha 19-Celeste.

Já ao sul, além de poder chegar até a estação Vila Madalena (e mais tarde até Cerro Corá), serão possíveis diversas transferências como em Gabriela Mistral (linhas 12 e 13), Penha (linhas 3 e 11), Anália Franco (Linha 16), Vila Prudente (Linha 15), Tamanduateí (Linha 10) e Chácara Klabin (Linha 5), entre outras.