Metrô conclui a segunda etapa da concretagem do VSE Falchi Gianini na Linha 2-Verde

A concretagem do VSE foi concluída no primeiro final de semana de maio. O local deverá ser o primeiro ponto de parada do tatuzão que partirá do Complexo Rapadura
Procedimento de concretagem do VSE Falchi Gianini (Silvani Pereira)

O Metrô concluiu a concretagem da laje de fundo VSE Falchi Gianini. A estrutura, que é utilizada como poço de ventilação e também como saídas de emergência, faz parte das obras de expansão da Linha 2-Verde. O procedimento foi realizado em duas etapas, sendo que a primeira foi executada em meados de abril.

A execução da laje de fundo é parte importante do empreendimento. Será sobre esta estrutura que estarão assentados as principais estruturas que vão compor a via permanente por onde circularão os trens futuramente. O presidente do Metrô, Silvani Pereira, divulgou algumas imagens em suas redes sociais.

O local também será o ponto de parada do primeiro shield que partirá do Complexo Rapadura. Também conhecida como tatuzão, a tuneladora será responsável pela escavação da maioria dos túnel da extensão da Linha 2-Verde. Após chegar ao VSE a máquina será desmontada e mobilizada na extremidade norte da linha.

Foram necessários mais de 400 m³ de concreto para a finalização da segunda etapa de concretagem. O serviço mobilizou mais de 100 funcionários e cerca de 50 veículos que precisaram entregar o concreto de forma ágil. O site acompanhou de perto o processo de concretagem da estação Vila Formosa.

Existe uma série de controles que precisam ser realizados antes da descarga de concreto dentro do túnel. O controle de temperatura, por exemplo, é importante para o processo de cura do concreto. O material é despejado na base do poço a uma altura de mais de 40 metros através de bombas estacionárias. A espessura total da laje é de 2,8 metros.

A expectativa do Metrô é de operar o trecho entre Vila Prudente e Vila Formosa até junho de 2026, enquanto o trecho até penha está previsto para dezembro de 2026.

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