Metrô conclui concretagem de via da Linha 2-Verde entre estação Santa Clara e poço Madrid
Trabalho foi realizado em pouco mais de um mês e aplicou cerca de 7.000 m³ de concreto na via permanente
O Metrô de São Paulo para obras da extensão da Linha 2-Verde até Penha concluiu a concretagem da via permanente entre o VSE Madrid e a estação Santa Clara.
O trabalho levou 34 dias e consumiu 7.000 m³ de concreto, segundo relatos. O trecho tem cerca de 500 metros de extensão e fica entre Santa Clara e a estação Orfanato.
A imagem acima mostra o ‘mar de concreto’ que é manejado para preparar o piso do túnel, o mais largo já escavado por um tatuzão no Brasil, com quase 12 metros de diâmetro, necessário para comportar os trens do ramal.
O motivo é que o Metrô de São Paulo tinha como padrão composições com bitola de 1,6 m e alimentação elétrica por terceiro trilho até a Linha 2.
Trecho próximo à estação Santa Clara recebe concreto no piso (Reprodução)
É possível notar que a estrutura das esteiras rolantes que retiram material escavado pelo tatuzão ainda estavam montadas no trecho. Tudo isso será levado agora para o segundo trecho, que irá da estação Penha, onde está Cora Coralina, até o Complexo Rapadura, passando pelas estações Aricaduva, Guilherme Giorgi e Santa Isabel.
Após o nivelamento do piso, o trabalho se concentrará em preparar a via permanente, que necessita de uma estrutura de amortecimento para instalação dos trilhos.
O Metrô trabalha com a previsão de abrir o trecho com quatro estações (Orfanato, Santa Clara, Anália Franco e Vila Formosa) em 2027.
