O Metrô de São Paulo enfim concluiu o trecho operacional de vias da Linha 17-Ouro, de monotrilho. No sábado, 13, a Agis Construtora, responsável por finalizar as obras civis do ramal, içou a última viga-trilho que faltava na região da Marginal Pinheiros.
O trabalho, que motivou uma alteração operacional na Linha 9-Esmeralda, da ViaMobilidade, exigiu o uso de dois guindastes, um deles de 700 toneladas.
Os dois equipamentos levaram a viga-guia de 90 toneladas da pista expressa da Marginal para o espaço na via, sobrevoando os trilhos da Linha 9.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

A viga em questão é curva, o que torna sua instalação mais delicada já que ela precisa ser mantida estável enquanto não são feitos os trabalhos de consolidação com o restante das vigas.
Falha no guindaste
O lançamento da viga-trilho ocorre 20 meses após a primeira tentativa, que foi frustrada por uma falha mecânica em um dos guindastes contratados pelo Consórcio Monotrilho Ouro, que teve o contrato rescindido pelo Metrô mais tarde.
Com a conclusão do lançamento, a Linha 17-Ouro já conta com cerca de 6,7 km de vias operacionais construídas. Há ainda vigas-trilho sendo fabricadas e instaladas no pátio e em trechos de transposição para a área de manutenção.
O Metrô está prestes a receber o primeiro trem da BYD SkyRail e começar os testes no Brasil nos próximos meses. A previsão é que o ramal de monotrilho na Zona Sul da capital comece a funcionar em 2026.
