Guindaste quebra e lançamento de vigas curvas da Linha 17 fica pela metade

Trabalho realizado neste final de semana acabou mais cedo por problemas em equipamento. Consórcio conseguiu lançar uma das duas estruturas
A primeira viga curva instalada (iTechdrones)

O lançamento das duas vigas-trilho curvas que completariam a ligação entre os trechos da Marginal Pinheiros e da Avenida Roberto Marinho da Linha 17-Ouro acabou tendo problemas neste final de semana.

A intenção do Consórcio Monotrilho Ouro e do Metrô era realizar o içamento das duas estruturas que faltavam. Para isso foi preciso interromper a operação da Linha 9-Esmeralda, da ViaMobilidade enquanto as vigas eram transportadas por cima das vias do ramal.

Como mostrou o canal iTechdrones, a primeira viga-trilho foi instalada com sucesso com o uso de dois imensos guindastes, um deles o maior do país para uso rodoviário. Foi preciso implantar bases de concreto em um pequeno trecho rente aos trilhos da Linha 9 a fim de apoiar com segurança o enorme equipamento.

A segunda viga-trilho já está nas proximidades, aguardando o lançamento, mas um problema mecânico em um dos guindastes impediu que o trabalho prosseguisse. Segundo relato, a empresa responsável tentou acionar um guindaste de uma concorrente, mas diante do curto prazo disponível foi decidido suspender o trabalho e liberar as vias da Linha 9-Esmeralda.

A intenção é que uma nova tentativa de içamento seja feita o quanto antes, talvez até mesmo no próximo fim de semana. Isso dependerá, no entanto, de acertos entre a ViaMobilidade e o Metrô já que será preciso suspender novamente a operação da Linha 9.

Funcionários retiram a cobertura da estação Morumbi para preparar lançamento das vigas-trilho (CMSP)

Lançamento dentro da estações Morumbi

Enquanto não resolve esse trecho, o Monotrilho Ouro iniciou o lançamento de vigas-trilho numa extensão após a estação Morumbi, nesse caso pelo método de treliça lançadora. Ao contrário do que este site informou anteriormente, o trabalho envolve as vigas-trilho de concreto e não as estruturas metálicas do track-switch, que só serão instaladas no final de todo o processo.

Outra novidade foi antecipada pelo presidente do Metrô, Silvani Pereira. Segundo ele, as seis vigas-trilho que serão colocadas na estação Morumbi também usarão a treliça lançadora. Para isso, o consórcio está removendo o telhado central da plataforma para permitir o acesso das peças.

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2 comments
  1. Ô linha zicada essa 17.

    É tanto contratempo e enguiço que tenho até medo de andar nessa linha quando estiver pronta.

    1. kkkk, foi a primeira coisa que eu pensei quando vi essa reportagem, “ô linha zicada”! É bom algum padre ir benzer esse monotrilho…

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