O Metrô de São Paulo assinou dois aditivos nesta segunda-feira, 31, que estabelecem o início das obras civis das estações Fernão Dias e Dutra além de via permanente e o Pátio Paulo Freire, na Linha 2-Verde.
Os dois contratos são de 2013 e estavam suspensos pela companhia enquanto não havia condições financeiras, jurídicas e técnicas para serem executados.
Com os aditivos, o Metrô estabeleceu um prazo máximo de 30 dias para emitir as primeiras ordens de serviço, que envolvem a elaboração dos projetos executivos, portanto, o final de abril.

Pátio e via permanente
O primeiro aditivo foi assinado com o Consórcio Cetenco-Acciona-Agis e envolve o Lote 8, cujo escopo é construtir o Pátio Paulo Freire e via permanente.
A empresa contratatada terá 30 meses para concluir o projeto executivo, o que significa uma data-limite de outubro de 2027, aproximadamente.
A vigência contratual, por outro lado, foi estendida até 25 de julho de 2030. Como ela é sempre maior que o prazo de execução dos serviços, entende-se que o pátio deverá ficar pronto até 2029.

Estação Fernão Dias oficializada
O outro contrato, para o Lote 7, inclui o trecho entre as estações Fernão Dias e Dutra com exceção de Ponte Grande (parte de outra licitação em andamento).
Antes apenas com a empresa Mendes Junior, que está em recuperação judicial, o lote passou a contar com a PowerChina International Group, criando assim o “Consórcio Construtor Metrô Linha 2 Verde Lote 7”.
As duas empresas já são sócias em outro lote da expansão da Linha 2-Verde, vale lembrar.
As alterações no contrato são similares, com previsão de ordem de serviço e entrega do projeto executivo nas mesmas condições do outro lote.
No entanto, a vigência contratual é mais longa, até 25 de janeiro de 2032.

Além disso, o Metrô oficializou a mudança do nome da antiga estação Paulo Freire para Fernão Dias. Revelado em 2023, o rebatismo provocou protestos e até ações na Justiça.
O trecho entre Penha e Dutra conta com cinco estações e um pátio e começou a sair do papel no mês passado, com a limpeza de terrenos da futura estação Penha de França.
No “governo” de Farsísio de Entregas, um carniceiro e violento escravizador de indígenas do século XVII vence a disputa contra o educador que, no século XX, elaborou e implementou um método mundialmente reconhecido para extinguir o iletrismo de vastas parcelas pobres da população. Na batalha toponímica, a filiação ideológica do capitão turista do Morumbi ao lado nefasto e asqueroso da história não poderia surgir com mais cristalina transparência.
muda o nome da rodovia então, ué.
se o pessoal na região conhece esse pedaço como fernão dias, tu quer que faça oq?
discussão sobre o nome dessa estação:
❌️ motivo técnico baseado no conhecimento da população local
✔️ birra ideológica só pq não aceitam o nome.
Tem que tirar mesmo, qualquer referência a essas pessoas que atrasaram o país.
e antes que perguntem, o “motivo técnico” é o metrô escolher nomes mais conhecidos pela população. se o pessoal da região conhece esse pedaço como fernão dias, quer que façam o quê?
e aliás, pq não mudam o nome pra “rodovia educador paulo freire”?
Pq a rodovia é estadual e a avenida é municipal, na vdd o erro tá na população de reconhecer a avenida como parte da Fernão dias uma vez q ela n tem estrutura nenhuma de rodovia, se existe uma estação q deveria se chamar Fernão dias na vdd deveria ser jardim julieta da L19 q está ao lado da última saída da Fernão dias sentido sp e poderia abrigar uma mini rodoviária/terminal de ônibus, a Fernão dias tá mto longe da estação, e a partir do momento q o pátio do metrô se tornar realidade, ele será o maior ponto de referência da região, aí o nome fa estação não terá mais sentido, e se for parar pra pensar essa estação será a única colada num pátio que não terá o nome do mesmo, evidenciando q a decisão não é tão inteligente assim, e q a birra política na vdd se deu pelo governo querer mudar a denominação mais de 10 anos após a decisão do nome dela
Paulo Freire não merece “homenagem” nem em banheiro público, o que dirá estacao de metro.
Sou contra dar nome de pessoas para estações, pontes e viadutos. Devem sempre lembrar uma referência local ou bairros , assim facilita a vida de quem se locomove no dia a dia
alô tiradentes, ana rosa, marechal deodoro, pedro ii, oscar freire, borba gato, júlio prestes, domingos de moraes, imperatriz leopoldina, presidente altino, comandante sampaio, general miguel costa, engenheiro cardoso, joão dias, prefeito saladino, antônio gianetti neto, engenheiro goulart, comendador ermelino, engenheiro manoel feio, camilo haddad, joão paulo i…