Metrô de Belo Horizonte recebe novos trens e inicia fase final de testes

Primeira composição deve começar a operar no fim de abril; ao todo, 24 unidades estão previstas para o sistema

Trens da CRRC desembarcaram no Brasil
Trens da CRRC desembarcaram no Brasil (GEMG)

O Metrô de Belo Horizonte recebeu nesta semana duas novas composições da CRRC, elevando para três o número de trens já entregues ao sistema. Outros dois trens estão a caminho do Brasil, enquanto mais unidades ainda aguardam embarque na China, informou o governo do estado.

A chegada faz parte do processo de renovação da frota, que prevê a incorporação de 24 novos trens ao sistema. A expectativa é que dez dessas composições estejam em operação até o fim deste ano, atendendo às linhas 1 e 2.

O primeiro trem entregue, em janeiro, está na fase final de testes operacionais e deve iniciar o transporte de passageiros no fim de abril. A composição é a chamada “cabeça de série” e referência para toda a frota, cujo padrão técnico será replicado nas demais unidades.

Receba notícias quentes sobre mobilidade sobre trilhos em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do MetrôCPTM.

Antes de entrar em operação, os trens estão passando por uma série de verificações tanto na fábrica quanto no Brasil. Na etapa internacional, são realizados ensaios estruturais, testes de resistência e avaliações de vedação, além da conferência de dimensões e segurança operacional.

Já no país, os testes ocorrem diretamente na via e incluem a validação de desempenho, como aceleração e frenagem, além da integração dos sistemas de controle. Também são feitos ajustes voltados à operação cotidiana, como funcionamento do ar-condicionado, sistemas de informação ao passageiro e alinhamento entre trem e plataforma.

Novo trem do Metrô de Belo Horizonte (GEMG)

Segundo o governo estadual, o primeiro trem já concluiu mais de 80% dos procedimentos previstos, que somam mais de 2 mil verificações. A fase atual envolve ajustes finais de integração e conforto antes da liberação para operação comercial.

As novas composições incorporam recursos como monitoramento por câmeras, comunicação direta com o operador, painéis de informação e sistema de contagem de passageiros em tempo real. Também contam com operação automatizada de padrão ATC, responsável por controlar aceleração, frenagem e abertura de portas, além de tecnologia de reaproveitamento de energia durante as frenagens.

Os novos trens substituirão a frota mais antiga hoje em uso pela Metrô BH, concessionária que opera o sistema. Os antigos trens serão enviados ao Metrô do Recife nos próximos meses.