Metrô de São Paulo dá prévia de como ficará o novo Centro de Controle Operacional ‘CCOx’

Nova área de comando das quatro linhas de metrô terá videowall 4K, estações de trabalho mais versáteis e data center dedicado para suportar crescimento da rede

Prévia do novo CCOx
Prévia do novo CCOx (CMSP)

Um dos elementos mais emblemáticos do Metrô de São Paulo, o CCO próximo à estação Vergueiro sempre chamou a atenção pelo seu prédio envidraçado em tom dourado e fama de ser o centro nervoso da operação das linhas metroviárias.

A companhia agora está em meio a um salto em sua infraestrutura de comando com a construção do novo Centro de Controle Operacional Xperience (CCOx), que substituirá o atual CCO em funcionamento há mais de 50 anos. E o Metrô divulgou algumas images prévias do projeto.

O novo espaço está sendo preparado para responder aos desafios atuais e futuros da operação metroviária, com investimento em equipamentos modernos e ambientes projetados para mais flexibilidade, desempenho e conforto.

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Entre os destaques do novo centro está um painel de visualização contínuo — o chamado videowall — com cerca de 36 metros de largura por mais de 3 metros de altura, formado por 90 telas de 55 polegadas com resolução 4K.

A estrutura permitirá a supervisão simultânea de diversas áreas da rede, com imagens em alta definição e sem molduras visíveis entre os monitores. A instalação das telas está prevista para ocorrer entre agosto e setembro deste ano.

Videowalls do novo CCOx (CMSP)

O CCOx também contará com 56 estações de trabalho totalmente redesenhadas. Em vez de posições fixas, cada operador poderá acessar suas ferramentas e sistemas a partir de qualquer console, com autenticação personalizada. Cada posto terá mobiliário ergonômico e equipamentos de última geração, como mini-PCs, painéis ajustáveis e integração total à rede e energia elétrica.

Todo o sistema será gerenciado por um novo data center dedicado, com capacidade de armazenamento e processamento superior ao da estrutura atual. Serão 80 servidores com capacidade combinada de quase 8 TB de RAM e mais de 76 TB em armazenamento, o que garantirá mais velocidade nas decisões operacionais.

Projeto deve ser concluído no final do ano (CMSP)

Atual CCO opera em espaço provisório

As obras do novo CCO estão organizadas em três fases. As duas primeiras são a construção da nova sala de servidores e a transferência provisória das operações para outro andar do edifício e já foram concluídas ou estão próximas da conclusão. A etapa final, em andamento, envolve a modernização completa do antigo espaço, com previsão de entrega até o fim de 2025.

Além dos aspectos técnicos, o projeto também prevê melhorias na iluminação, climatização e conforto térmico e acústico dos ambientes de controle e apoio. O objetivo é garantir um ambiente mais saudável e funcional para os profissionais responsáveis pela supervisão do sistema.

Enquanto o trabalho ocorre, os funcionários do CCO atual trabalham em um espaço provisório que nada lembra o original e muito menos o novo. Se para os passageiros essa mudança pouco ou quase não aparecerá, para a equipe operacional certamente será um avanço aguardado com ansiedade.

CCO provisório (CMSP)
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Felipe
Felipe
9 dias atrás

Isso estará localizado no mesmo local do atual?

Marco
Marco
8 dias atrás

Se as linhas 1, 2 e 3 utilizam esse CCO e, em teoria, serão concessionárias diferentes nas três linhas, quem irá ficar com o prédio?

Cornelius
Cornelius
8 dias atrás
Responder para  Marco

Queria perguntar o mesmo: Caso as linhas forem privatizadas e operadas por operadoras diferentes – o que vão fazer?

MARCELO
MARCELO
8 dias atrás

Será que esse PC de 8 tera de ram roda Crysis?