Metrô de São Paulo dá prévia de como ficará o novo Centro de Controle Operacional ‘CCOx’
Nova área de comando das quatro linhas de metrô terá videowall 4K, estações de trabalho mais versáteis e data center dedicado para suportar crescimento da rede

Um dos elementos mais emblemáticos do Metrô de São Paulo, o CCO próximo à estação Vergueiro sempre chamou a atenção pelo seu prédio envidraçado em tom dourado e fama de ser o centro nervoso da operação das linhas metroviárias.
A companhia agora está em meio a um salto em sua infraestrutura de comando com a construção do novo Centro de Controle Operacional Xperience (CCOx), que substituirá o atual CCO em funcionamento há mais de 50 anos. E o Metrô divulgou algumas images prévias do projeto.
O novo espaço está sendo preparado para responder aos desafios atuais e futuros da operação metroviária, com investimento em equipamentos modernos e ambientes projetados para mais flexibilidade, desempenho e conforto.
Entre os destaques do novo centro está um painel de visualização contínuo — o chamado videowall — com cerca de 36 metros de largura por mais de 3 metros de altura, formado por 90 telas de 55 polegadas com resolução 4K.
A estrutura permitirá a supervisão simultânea de diversas áreas da rede, com imagens em alta definição e sem molduras visíveis entre os monitores. A instalação das telas está prevista para ocorrer entre agosto e setembro deste ano.

O CCOx também contará com 56 estações de trabalho totalmente redesenhadas. Em vez de posições fixas, cada operador poderá acessar suas ferramentas e sistemas a partir de qualquer console, com autenticação personalizada. Cada posto terá mobiliário ergonômico e equipamentos de última geração, como mini-PCs, painéis ajustáveis e integração total à rede e energia elétrica.
Todo o sistema será gerenciado por um novo data center dedicado, com capacidade de armazenamento e processamento superior ao da estrutura atual. Serão 80 servidores com capacidade combinada de quase 8 TB de RAM e mais de 76 TB em armazenamento, o que garantirá mais velocidade nas decisões operacionais.

Atual CCO opera em espaço provisório
As obras do novo CCO estão organizadas em três fases. As duas primeiras são a construção da nova sala de servidores e a transferência provisória das operações para outro andar do edifício e já foram concluídas ou estão próximas da conclusão. A etapa final, em andamento, envolve a modernização completa do antigo espaço, com previsão de entrega até o fim de 2025.
Além dos aspectos técnicos, o projeto também prevê melhorias na iluminação, climatização e conforto térmico e acústico dos ambientes de controle e apoio. O objetivo é garantir um ambiente mais saudável e funcional para os profissionais responsáveis pela supervisão do sistema.
Enquanto o trabalho ocorre, os funcionários do CCO atual trabalham em um espaço provisório que nada lembra o original e muito menos o novo. Se para os passageiros essa mudança pouco ou quase não aparecerá, para a equipe operacional certamente será um avanço aguardado com ansiedade.

Isso estará localizado no mesmo local do atual?
Se as linhas 1, 2 e 3 utilizam esse CCO e, em teoria, serão concessionárias diferentes nas três linhas, quem irá ficar com o prédio?
Queria perguntar o mesmo: Caso as linhas forem privatizadas e operadas por operadoras diferentes – o que vão fazer?
Será que esse PC de 8 tera de ram roda Crysis?