Desmonte do tatuzão ‘Cora Coralina’ tem início para envio para Penha
Tuneladora da Linha 2-Verde já teve a cabeça de corte desconectada do restante do equipamento no VSE Falchi Gianini

O Consórcio CML2, responsável pelas escavações e montagem dos túneis do trecho entre Vila Prudente e Penha, na Linha 2-Verde, já deu início à desmontagem da tuneladora “Cora Coralina”.
Imagens do tatuzão mostram a cabeça de corte já desconectada do restante do equipamento dentro do poço VSE Falchi Gianini, local onde foi a encerrada a primeira etapa de escavações, em 30 de maio.
O TBM, como também é chamado, será içado do poço e levado por carretas até a estação Penha, onde será remontado para iniciar a escavação do segundo trecho.
Para isso, um guindaste de grandes proporções foi deslocado para o canteiro de obras, um indício que o Metrô de São Paulo tem pressa em retomar a montagem dos túneis.
Na primeira perna de escavações, Cora Coralina percorreu 4,5 km nos quais montou 3,7 km de túneis de concreto. A diferença se explica pelos pequenos trechos de arraste dentro de valas e poços de estações e VSEs.

Partida e chegada de outra tuneladora
A segunda perna deverá ser um pouco menor, com um total de 2,9 km até o Complexo Rapadura, com paradas em Aricanduva, Guilherme Giorgi e Santa Isabel, além de alguns poços de ventilação.
A saída de Cora Coralina nos próximos meses (o Metrô prevê um total de 180 dias de intervalo para remontagem) permitirá que um novo tatuzão, também fabricado pela CREG, da China, seja recebido na estação Penha no final deste ano.
Ele escavará o terceiro trecho até Dutra, com quatro estações pelo caminho – Penha de França, Tiquatira, Fernão Dias e Ponte Grande.