TIC Trens visita o Aeromovel, preparando terreno para irmã Trivia Trens
Concessionária do TIC Eixo Norte afirmou que encontro serviu para conhecer tecnologia. Linha 13-Jade será operada por empresa do grupo

Os serviços sobre trilhos do Aeromovel do Aeroporto de Guarulhos e do Trem Intercidades Eixo Norte não terão ligação direta, mas isso não impediu que integrantes da TIC Trens visitassem o People Mover que está sendo implantado no local.
Segundo publicação da concessionária que assumirá em novembro a Linha 7-Rubi da CPTM, a visita “foi uma oportunidade para conhecer de perto as soluções e tecnologias que tornam esse sistema eficiente, moderno e centrado na experiência do passageiro.”
Não há dúvida que a cooperação e a troca de informações entre operadores é sempre algo saudável e oportuno, mas o encontro entre a TIC Trens e o consórcio AeroGRU, responsável pelo sistema pneumático de propulsão, também pode ter antecipado uma relação futura.

Isso porque a Trivia Trens, empresa “irmã” da TIC Trens, assumirá nos próximos meses a operação da Linha 13-Jade, que atende o Aeroporto de Guarulhos e é ligada com o People Mover.
Grupo Comporte é denominador comum
As duas concessionárias têm como sócio o Grupo Comporte, que é operador do Metrô de Belo Horizonte e do VLT da Baixada Santista.

Se no TIC Eixo Norte, que inclui o serviço expresso entre São Paulo e Campinas e o Trem Intermetropolitano (além da Linha 7), o Comporte tem como sócio a fabricante chinesa CRRC, na concorrência do Lote Alto Tietê a empresa participou sozinha.
A Trivia Trens foi criada para operar não apenas a Linha 13, mas também a Linha 12-Safira e 11-Coral. A concessionária terá a missão de modernizar os ramais e expandi-los nos próximos anos.
A Linha 13-Jade, por exemplo, será levada até Bonsucesso, contornando o aeroporto. Certamente, as equipes da AeroGRU e da Trivia trabalharão em conjunto para organizar a operação dos dois serviços e assim facilitar a vida do passageiro. Ao que tudo indica, esse processo pode já ter começado.

Aqui no Brasil a gente pensa que essa obra atrasou. Enquanto isso, no Chile o governo acaba de finalmente anunciar aos 4 ventos sua ligacao entre o aeroporto e o metro, que só ficara pronto em 2032 e vai custar uma tarifa adicional de 15 reais. O mais engracado é que eles anunciam como sendo o primeiro aeroporto da america do sul conectado ao metro, como se a gente ja nao tivesse isso ha anos, e sem cobrança de tarifa adicional .
E detalhe: lá esse trem apenas vai ligar o aeroporto até uma estação de metrô proxima, com baldeação obrigatória (similar a nossa linha 13 porem sem o expresso aeroporto). Os trens serão incompatíveis, não vai dar pra compartilhar trilhos….
Quem reclamava da nossa linha 13 vai ter um infarto quando conhecer o projeto mil vezes inferior que estão construindo no chile, e que vão vão a cara de pau de cobrar uma tarifa adicional.
Só uma pequena correção, Santiago diz que será a primeira capital da América do Sul a ter o aeroporto conectado com metrô, é daquelas jogadas retóricas de políticos.