Metrô de SP afirma que propostas da Prologis para pátio da Linha 20-Rosa são inviáveis

Empresa de logística tenta reverter desapropriação de área onde funcionava fábrica da Ford e que foi parcialmente desapropriada

Antiga fábrica da Ford no Taboão
Antiga fábrica da Ford no Taboão (iTechdrones)

O Metrô de São Paulo afirmou que as propostas alternativas para o pátio da Linha 20-Rosa no antigo terreno da Ford feitas pela empresa Prologis são inviáveis.

A multinacional tem buscado retomar conversas com a gestão estadual para tentar reverter o decreto de desapropriação publicado em outubro que reservou 227 mil m² do terreno de quase 1 milhão de m² de posse da empresa, como revelou o Diário do Grande ABC.

A área fica próxima ao eixo onde a Linha 20 passará e foi escolhida por questões técnicas e de custo pelo Metrô. A Prologis, no entanto, alega que isso inviabiliza o centro logístico planejado para o local já que impede um segundo acesso próximo à Via Anchieta. Por isso disse ter oferecido outra área menor ao Metrô, mas que foi recusada.

Receba notícias quentes sobre mobilidade sobre trilhos em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do MetrôCPTM.

Divulgação Metrô de São Paulo

 “As propostas foram avaliadas, mas se mostraram inviáveis para atender aos requisitos essenciais do projeto, como o tamanho do terreno oferecido, a proximidade do traçado, a logística para operação da linha (redução de construção de dois estacionamentos intermediários), a necessidade de espaço para o emboque simultâneo de duas tuneladoras (Tatuzões)”, explicou a companhia do estado em nota enviada ao MetrôCPTM.

Ainda segundo o Metrô, a área escolhida é a única que viabiliza a implantação do pátio sem prejudicar a operação da Linha 20 e sem gerar impactos maiores à vizinhança. Já a proposta da Prologis implicaria em colocar centenas de caminhões circulando em áreas residenciais, causando transtornos aos moradores. 

A companhia também diz que a mudança causaria desapropriações adicionais de imóveis residenciais e comerciais (no mínimo 10 mil m² de desapropriações evitadas).

O terreno da antiga fábrica da Ford fica próximo à Linha 20-Rosa

“O Metrô manteve diálogo constante com a empresa durante todo o processo, apresentou os argumentos técnicos e segue aberto para esclarecer dúvidas”, disse a empresa, que afirmou ainda que a Prologis será indenizada pelo terreno baseado em valores de mercado. 

A Linha 20-Rosa terá 33 km e 24 estações e deve atrair 1,3 milhão de passageiros quando estiver completa. Ela ligará Santa Marina a Santo André, passando pela zonas oeste e sul da capital e também São Bernardo do Campo, onde fica o antigo terreno da Ford. A previsão é que as obras comecem em 2028, com inauguração parcial em meados da próxima década.