Metrô estudou cinco alternativas de traçado para a Linha 19-Celeste

Linha 19-Celeste e suas alternativas de traçado (CMSP)

Os estudos para implantar a Linha 19-Celeste do Metrô prosseguem e um deles acaba de se tornar público, o chamado EIA/RIMA, que versa sobre o impacto ambiental do novo ramal. Entre tantas informações constam os traçados alternativos avaliados pela empresa contratada e repassados para a companhia.

Atualmente, a Linha 19 contará com 19,1 km de vias dos quais 17,6 km operacionais, além de 15 estações em seu trecho prioritário, que vai de Bosque Maia até o Anhangabaú. Para chegar a esse resultado foram estudas cinco opções de traçado, cada uma com a meta de resolver os problemas de mobilidade de quatro trechos pelo qual o ramal foi dividido.

A porção sul, por exemplo, foi escopo do trecho 1, que buscou entender as vantagens e desvantagens do traçado na região da Avenida Santo Amaro. Já o trecho 2 focou seu trabalho na região central da capital e foi o de alterações mais claras entre as propostas.

O trecho 3 estudou as possibilidade de trajeto entre a divisa de São Paulo e Guarulhos, local do pátio de manutenção, enquanto o trecho 4 buscou alternativas na parte final da linha, já no centro de Guarulhos. Veja a seguir cada traçado alternativo:

Alternativo 0

Alternativa 0

A alternativa 0 é a mais próxima do traçado final da Linha 19 em sua fase prioritária. Mas há importantes diferenças no chamado Trecho 4, em Guarulhos, com a estação Tancredo Neves como terminal, mais ao sul. Na divisa entre os dois municípios também é possível notar a estação Edu Chaves, que não foi aprovada.

Já na região Nordeste da capital o ramal apresenta um percurso mais direto, com estações diferentes como Vila Medeiros. Há também uma pequena extensão ao lado da estação Catumbi que imagina-se seja um estacionamento de trens. A estação Mercado e a estação Bixiga foram descartadas enquantro outras tiveram o nome alterado mais tarde.

Alternativo 0′

Alternativa 0′

A alternativa 0′ é parecida com a alternativa anterior e traz como diferença mais marcante a conexão da Linha 19-Celeste com a estação Brás da CPTM, o que ampliaria as possibilidades de baldeações, mas tornaria a já sobrecarregada parada ainda mais confusa.

O traçado também mostra as estações Celso Garcia, João Boemer, Bixiga e Mercado, que não constam mais dos planos. Por outro lado, a estação Bosque Maia aparece numa área aproximada da atual enquanto o trecho 3 se avança na direção oeste, ficando mais próximo da Linha 1-Azul.

Alternativa 1

Alternativa 1

A Alternativa 1 traz as estações Jd. Japão e Jd. Brasil, que constam no plano final, mas inclui a estação Vila Endres, em Guarulhos, além de alterar levemente o traçado no município. Há dois “rabichos”, possivelmente ligados a pátio e estacionamento, nas estações Jardim Julieta e João Boemer.

Como no traçado 0′, a Alternativa 1 também propõe a ligaççao com a estação Brás e mais, a criação da estação Rangel Pestana, ao lado de Pedro II, e uma nova Sé, entre Liberdade e a Sé original. Nessa hipótese, as estações São Bento e Anhangabaú seriam suprimidas, com a introdução da estação Jaceguai na Avenida Brigadeiro Luiz Antonio.

Alternativa 2

Alternativa 2

A Alternativa 2 acertou a posição de Bosque Maia, mais ao norte, assim como outras paradas em Guarulhos, mas manteve a estação Vila Endres em vez de Vila Augusta. Há uma pequena diferença na localização de Jd. Julieta, mas até Pari a Linha 19 parece a oficial. É aí que surge a grande mudança, com a criação da estação Gasômetro, estranhamente distante de Pedro II.

O traçado também manteve a nova estação Sé e a estação Jaceguai. Vale notar também que a estação Campo Belo, no sul, aparece mais a oeste do que o normal, o que se repete nas alternativas 1 e 3.

Alternativa 3

Alternativa 3

A Alternativa 3 é de longe a mais curiosa. Além de bancar as estações Tancredo Neves, Vila Endres, Sé e Jaceguai, todas eliminadas, essa opção imaginou a Linha 19 dividida em dois ramais sem ligação direta. A Linha 19 “prioritária” seguiria em direção oeste a partir de Catumbi, parando nas estações Carlos de Campos e Canindé antes de terminar a viagem na Luz.

Já a Linha 19 da segunda fase seria quase idêntica à maior parte dos traçados entre Campo Belo e Bela Vista. Dali o ramal teria as estações Jaceguai e Sé, como em outras propostas, mas então seguiria paralela ao sul da Linha 3-Vermelha, com uma nova estação, Alcântara Machado, e a partir daí se unindo a própria Linha 3, a partir de Belém, aparentemente.

Vale ressaltar que os estudos levaram à decisão de aproveitar trechos diferentes das cinco alternativas, daí o traçado final não ser coincidente com nenhuma delas.

 

Previous Post

Terminal de ônibus da estação Varginha tem licitação adiada por tempo indeterminado

Next Post

Confira o avanço das obras extensão leste do monotrilho da Linha 15-Prata

Related Posts