O Metrô dará início ao cadastramento de imóveis desapropriados em Guarulhos nesta terça-feira, 3, informou a Prefeitura do município da Grande São Paulo.
Os imóveis são necessários para a implantação da Linha 19-Celeste, que está em fase de projeto e deverá ser concedida à iniciativa privada.
A ação envolve terrenos no centro de Guarulhos e em bairros como Vila Augusta, Itapegica e Bosque Maia, onde será a estação terminal do ramal.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

O governo do estado decretou a utilidade pública de diversos imóveis ao longo dos cerca de 17 km da Linha 19 meses atrás.
Atualmente o Metrô já possui o projeto funcional concluído e está com o projeto básico em andamento. A licença ambiental prévia foi obtida em novembro do ano passado, mas está em atualização.
Linha 2-Verde com obras em Guarulhos em 2025
A despeito do estágio avançado, a Linha 19-Celeste ainda tem seu futuro envolto em mistério. A gestão Tarcísio de Freitas cita o ramal entre os projetos em avaliação, mas geralmente tem dito que a Linha 20-Rosa em seu trecho secundário deverá ser o primeiro a ser licitado.
O ramal terá 15 estações e ligará o centro de Guarulhos ao Vale do Anhangabaú, na capital, onde haverá conexão com as linhas 1-Azul e 3-Vermelha.

Além disso é prevista uma nova estação na área cerealista, Pari, que também oferecerá ligação com as linhas 11-Coral e 12-Safira, que até lá estarão sob gestão privada.
Outra ligação importante ocorrerá na estação Dutra, em Guarulhos, futuro terminal da Linha 2-Verde.
Tarcísio afirmou que as obras da fase final do ramal, entre Penha e Dutra, terão início em 2025. Um tatuzão será usado para abrir os túneis a partir de 2026.
O novo trecho deverá ficar pronto em 2030, bem antes que a Linha 19 se materialize.