Metrô lança segunda licitação da Linha 22-Marrom

Novo certame envolve a seleção de empresa para realizar investigações geotécnicas, sondagens e mapeamento de redes de utilidade pública do futuro ramal entre Cotia e São Paulo
O traçado da Linha 22-Marrom (CMSP)

O Metrô de São Paulo lançou nesta quinta-feira, 17, a segunda licitação envolvendo o projeto da Linha 22-Marrom, ramal que ligará a Zona Oeste da capital a Cotia. O novo certame se refere a seleção de empresa para realizar investigações geotécnicas, sondagens e mapeamento de redes de utilidade pública e tem leilão marcado para ocorrer no dia 15 de dezembro.

O levantamento é complementar à primeira licitação lançada no início de setembro, que prevê a execução do anteprojeto e estudos ambientais do ramal. Ou seja, os dados que serão obtidos no subsolo do possível traçado da Linha 22 será usado para o desenvolvimento do projeto preliminar do ramal, cujas características ainda estão em aberto. O Metrô decidirá se a nova linha será subterrânea ou elevada e qual o tipo de modal somente após o avanço desses estudos.

Entre as possibilidades está até mesmo desmembrar o traçado em dois, com uma linha de metrô pesado entre Granja Viana e Sumaré e algum tipo de modal de média capacidade no trecho Cotia-Granja Viana. A estimativa de demanda do ramal de 29 km é de 650 mil passageiros por dia. Vale lembrar que a Linha 22 surgiu como um monotrilho e depois foi pensada como um metrô tradicional, subterrâneo.

A Linha 22-Marrom terá conexões com a Linha 9-Esmeralda em Hebraica-Rebouças, com a Linha 4-Amarela em Faria Lima, com a futura Linha 20-Rosa na estação Teodoro Sampaio, com a Linha 2-Verde em Sumaré e com o Arco Oeste-Sul da CPTM em Monte Belo, caso o projeto mantenha esse traçado.

A sessão de recebimento de propostas para a licitação de anteprojeto está marcada justamente para esta quinta-feira (17), às 10h00.

 

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9 comments
  1. Uma mesma linha com dois modais diferentes não faz sentido algum. Ou faz metrô pesado em tudo ou não faz. Vai obrigar os passageiros a fazer mais uma baldeação no trajeto?

  2. Lucas esse estudo para saber de para para construir metro pessado tradicional ou vlt entre outros metrô sobre rodas

  3. Essa linha vai dar uma dinâmica diferente e facilitar muito para os passageiros que dependem hoje dos serviços capengas das linhas da EMTU.

    Eu acredito que seria possível no futuro mais distante ainda ela ser estendida passando por Pacaembu (integração com a L6 e chegando a Marechal Deodoro (integração com a L3).

    Na minha visão o GESP poderia fazer alguma alteração em nomenclaturas, a atual estação “Cidade Universitária” passar a se chamar “Alto de Pinheiros” ou “Panamericana” e essa proposta de “Universidade de São Paulo”, se tornar “USP – Cidade Universitária”. E uma curiosidade, alguns anos atrás era cogitada a mudança de nomenclatura para Monte Belo no lugar de Engº. Manoel Feio da L12.

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