Metrô recebe licença ambiental para mais duas estações da Linha-15 Prata

Obras da extensão da Linha 15-Prata (iTechdrones)

O Metrô de São Paulo recebeu a Licença Ambiental de Instalação (LAI) para as futuras estações Boa Esperança (antiga Jequiriçá) e Jacu Pêssego da Linha 15-Prata, que devem ficar prontas em 2025.

A autorização, concedida pela  Secretaria do Verde e Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo, vale por quatro anos e está condicionada à minimização e compensação de possíveis impactos ambientais.

As obras de ampliação do trecho de cerca de 3 km começaram em julho deste ano, com as fundações dos pilares de sustentação das vigas-trilho das vias localizadas no canteiro central da avenida Ragueb Chohfi, que acomodará as duas novas estações.

ACOMPANHE O METRÔCPTM NAS REDES SOCIAIS

A estação Boa Esperança situa-se na altura do número 2960, enquanto a Jacu Pêssego ficará perto do 4398. Além das estações, a ampliação inclui também um segundo pátio de manutenção, batizado de Ragueb Chohfi.

As obras das estações são de responsabilidade do consórcio Boa Esperança (Queiroz Galvão e MPO Soluções Ltda), que também construirá o segundo pátio de manutenção.

Por enquanto, o consórcio está focado nos projetos executivos, por isso os canteiros de obras devem ser instalados mais para o final do ano.

O consórcio CEML é responsável pelos trens, sistemas e boa parte das vias elevadas. As duas novas estações da Linha 15-Prata eram previstas inicialmente para 2024, mas o cronograma foi revisto para 2025 no início deste ano.

Maquete eletrônica das novas estações da Linha 15 (CMSP)

A ampliação faz parte do Trecho 3 do monotrilho, que foi dividido em seis blocos:

3A – Estação Jardim Colonial, já entregue;
3B – Pátio Ragueb Chohfi;
3C – Via elevada entre Colonial e o pátio;
3D – Estações Boa Esperança e Jacu Pêssego;
3E – Via elevada entre o pátio e a estação Hospital Cidade Tiradentes;
3F – Estações Érico Semer, Márcio Beck, Cidade Tiradentes e Hospital Cidade Tiradentes.

A estação Jardim Colonial, inaugurada no final do ano passado, mas ainda não está completamente conectada ao carrossel de trens. Por isso, os passageiros são obrigados a desembarcar em São Mateus para seguir viagem em ambos os sentidos.

Atualmente, a Linha 15-Prata opera numa extensão de 14,6 km e 11 estações entre Vila Prudente e Jardim Colonial, mas terá 19,8 km e 14 estações, quando os novos trechos entre Ipiranga e Jacu Pêssego forem entregues, a princípio em 2025.

YouTube video

Previous Post

Anteprojeto da futura estação Cerro Corá será licitado em setembro

Next Post
Novo Centro de Controle da Manutenção

Metrô inaugura seu novo Centro de Controle de Manutenção

Related Posts