O Metrô de São Paulo recebeu a Licença Ambiental de Instalação (LAI) para as futuras estações Boa Esperança (antiga Jequiriçá) e Jacu Pêssego da Linha 15-Prata, que devem ficar prontas em 2025.
A autorização, concedida pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo, vale por quatro anos e está condicionada à minimização e compensação de possíveis impactos ambientais.
As obras de ampliação do trecho de cerca de 3 km começaram em julho deste ano, com as fundações dos pilares de sustentação das vigas-trilho das vias localizadas no canteiro central da avenida Ragueb Chohfi, que acomodará as duas novas estações.
ACOMPANHE O METRÔCPTM NAS REDES SOCIAIS
A estação Boa Esperança situa-se na altura do número 2960, enquanto a Jacu Pêssego ficará perto do 4398. Além das estações, a ampliação inclui também um segundo pátio de manutenção, batizado de Ragueb Chohfi.
As obras das estações são de responsabilidade do consórcio Boa Esperança (Queiroz Galvão e MPO Soluções Ltda), que também construirá o segundo pátio de manutenção.
Por enquanto, o consórcio está focado nos projetos executivos, por isso os canteiros de obras devem ser instalados mais para o final do ano.
O consórcio CEML é responsável pelos trens, sistemas e boa parte das vias elevadas. As duas novas estações da Linha 15-Prata eram previstas inicialmente para 2024, mas o cronograma foi revisto para 2025 no início deste ano.

A ampliação faz parte do Trecho 3 do monotrilho, que foi dividido em seis blocos:
3A – Estação Jardim Colonial, já entregue;
3B – Pátio Ragueb Chohfi;
3C – Via elevada entre Colonial e o pátio;
3D – Estações Boa Esperança e Jacu Pêssego;
3E – Via elevada entre o pátio e a estação Hospital Cidade Tiradentes;
3F – Estações Érico Semer, Márcio Beck, Cidade Tiradentes e Hospital Cidade Tiradentes.
A estação Jardim Colonial, inaugurada no final do ano passado, mas ainda não está completamente conectada ao carrossel de trens. Por isso, os passageiros são obrigados a desembarcar em São Mateus para seguir viagem em ambos os sentidos.
Atualmente, a Linha 15-Prata opera numa extensão de 14,6 km e 11 estações entre Vila Prudente e Jardim Colonial, mas terá 19,8 km e 14 estações, quando os novos trechos entre Ipiranga e Jacu Pêssego forem entregues, a princípio em 2025.
