Metrô relança licitação para estudos da Linha 22-Marrom até Cotia
Empresa contratada fará sondagens do subsolo e mapeamento de redes de utilidade pública para ramal subterrâneo

Os estudos da Linha 22-Marrom de metrô, que pretende ligar a região de Cotia a estação Sumaré, da Linha 2-Verde, estão avançando com uma nova licitação lançada.
O Metrô de São Paulo publicou no Diário Oficial desta quarta-feira, 25, um pregão eletrônico para selecionar uma empresa que fará investigações geotécnicas, sondagens do subsolo e mapeamento e cadastramento de redes de utilidades públicas no trajeto previsto para o ramal.
O levantamento será usado para dar suporte ao anteprojeto de engenharia da Linha 22. A sessão pública está prevista para 12 de agosto às 9h por meio do site de compras do governo federal.
A licitação é uma nova tentativa do Metrô de realizar o serviço após ter rescindido contrato com a empresa DSoraes Empreendimentos e Construções.

As duas empresas haviam assinado contrato em junho de 2023 por um valor de R$ 5,9 milhões, mas a DSoares não cumpriu o estabelecido.
O anteprojeto da Linha 22-Marrom está sendo conduzido pelo Consórcio Systra Prime 22, que foi contratado em 2023.
A Secretaria de Parcerias em Investimentos incluiu o ramal, com 19 estações entre as cidades de São Paulo, Osasco e Cotia e extensão de 29 km, em seus projetos qualificados, juntamente com as linhas 19-Celeste e 20-Rosa.
No entanto, não há um prazo claro sobre quando o edital de construção será lançado. O governo cita o primeiro trimestre de 2026, porém, sem especificar qual das linhas será incluída.
Só eu acho que eles deveriam mudar a cor dessa linha antes que se crie apelidos jocosos para ela?
Esses apelidos só vão aparecer quando a qualidade da linha estiver igual a ViaMobilidade nas linhas 8 e 9.
Ou da CPTM nas linhas 7,10,11, 12 e 13
Não sejamos injustos.
Quais os problemas de qualidade na L11 entre Luz e Guaianases (sem contar a superlotação e a falta de educação de parte dos passageiros) e na L13 (sem contar o intervalo alto entre trens)?
A falta de manutenção preventiva das estações, com telhados com infiltrações e vazamentos, pintura desgastada na Linha 11 e na L13 o telhado da estação Aeroporto foi reconstruído após colapsar sem motivo para uma construção nova, por exemplo.
Na Linha 11 há falhas de sinalização, falta de manutenção nas pontes e outras obras de arte, há estações como Guaianases em que a CPTM fez projetos para modernização e instalação de escadas rolantes e não conseguiu tirar do papel…
Mas para os fãs da CPTM, a empresa é perfeita.
Estou curioso pra saber como farão a extensão na estação Sumaré pra uma nova linha passar por lá.
Serão mais de 10 anos até essa estação nova em Sumaré estar pronta, até lá São Paulo tem tempo de iniciar transferências externas igual ao Rio de Janeiro ou Los Angeles.
Esse negócio de ter transferência interna apenas é um atraso. Imagina se pudéssemos caminhar entre Luz e Julio Prestes gratuitamente?
Assim Sumaré da L2 não precisa sofrer alguma mutação grotesca no futuro.