ViaMobilidade já contratou projeto de interligação das linhas 8 e 9

Empresa Setec Hidrobrasileira fará os projetos básicos e executivos das obras civis e rede aérea, incluindo o viaduto ferroviário previsto nos estudos

Viadutos serão construídos no TIC Sorocaba (Jean Carlos)
Viadutos serão construídos no TIC Sorocaba (Jean Carlos)

O plano de levar a Linha 9-Esmeralda até Barra Funda e Barueri caminha mais rápido que se pensa. Acertado entre a ViaMobilidade e o governo do estado, o aditivo de R$ 1 bilhão já está em franco desenvolvimento.

Como MetrôCPTM antecipou, a Alstom já trabalha há meses na tarefa de implantar o sistema ETCS de Nível 2 para substituir o ATC no controle de trens.

Mas a Motiva, dona da ViaMobilidade, também contratou outra empresa, a Setec Hidrobrasileira, para realizar os projetos básico e executivo de interligação das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.

O escopo do serviço inclui as obras civis e a rede aérea de tração do trecho entre as estações Imperatriz Leopoldina (Linha 8) e Ceasa (Linha9).

Acima, o esquema do viaduto divulgado pela ViaMobilidade e abaixo um infográfico produzido pelo MetrôCPTM anteriormente (VM e MetrôCPTM)

Nesse trajeto será construído um novo viaduto ferroviário que permitirá que a Linha 9-Esmeralda possa seguir na direção da Barra Funda.

Além dela, a ViaMobilidade deve passar a oferecer viagens até Barueri em vez de Osasco, criando mais possibilidade de viagens.

Cronograma previsto para ser apresentado no final de junho

A requalificação dos dois ramais de trens metropolitanos deverá também viabilizar intervalos entre os trens mais baixos, de cerca de 3 minutos.

Receba notícias quentes sobre mobilidade sobre trilhos em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do MetrôCPTM.

Os projetos da interligação são imprescindíveis porque com eles será possível preparar um segundo aditivo, onde a ViaMobilidade e a Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) acertarão o escopo de obras civis para tirar a ideia do papel.

Segundo o primeiro aditivo, a concessionária tinha 30 dias para apresentar um cronograma de projetos para a interligação, o que está previsto para o fim deste mês.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários