Metrô reprograma entrega de trens da Linha 17-Ouro

Contrato com a BYD SkyRail foi revisado e agora prevê comissionamento das 14 composições de monotrilho quase 2 mil dias após ordem de serviço. Último trem deverá chegar ao Brasil no terceiro trimestre de 2025

O primeiro trem de monotrilho da Linha 17-Ouro
O primeiro trem de monotrilho da Linha 17-Ouro (GESP)

O Metrô e a BYD SkyRail, responsável pelo contrato de sistemas da Linha 17-Ouro, revisaram as “datas-marco”, um cronograma que prevê a finalização de vários itens do serviço.

A mudança foi necessária para atualizar, por exemplo, a entrega dos 14 trens de monotrilho que estão sendo fabricados na China e cuja primeira unidade chegou ao Brasil em junho.

O cronograma, que já havia sido alterado no primeiro aditivo em virtude de 170 dias em que o contrato foi paralisado pela Justiça, previa que as composições fossem entregues dentro de um prazo de 1.220 após a assinatura da primeira ordem de serviço.

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O contrato entre o Metrô e a BYD foi assinado em 27 de abril de 2020, mas a data exata da assinatura da ordem de serviço não é tornada pública pela companhia.

Cronograma estimado de entrega dos trens da Linha 17-Ouro
Cronograma estimado de entrega dos trens da Linha 17-Ouro

Normalmente ela ocorre até 30 dias após a rubrica do contrato, o que significaria que os 14 trens deveriam ter sido entregues até por volta de setembro do ano passado.

Como se sabe, esse prazo não foi cumprido, em meio a atrasos que afetaram as obras civis e outras dificuldades alegadas como a impossibilidade de equipes do Metrô entrarem na China, ainda na época em que a Covid limitava o acesso ao país.

Comissionamento no último trimestre de 2025

No cronograma revisado assinado em 30 de agosto, o primeiro trem M01 aparece com um prazo de entrega de 1.496 dias o que, estipularia a data de 1º de julho de 2024, caso a ordem de serviço tenha sido emitida exatamente um mês após a assinatura do contrato.

A previsão bate com a chegada do trem ao porto de Santos, mas mostra um certo atraso em virtude do desembaraço e planejamento para seu traslado até o Pátio Água Espraiada.

A viga-trilho "rampa" que levará os trens de monotrilho de um andar para outro
A viga-trilho “rampa” que levará os trens de monotrilho de um andar para outro (iTechdrones)

Nesse cenário estimado pelo site ocorreria a entrega de um segundo trem no final do ano e os 12 restantes, entre janeiro e agosto do ano que vem, enviados em duplas, segundo planejou o Metrô.

O comissionamento das 14 composições, ou seja, quando eles serão liberados para operação comercial, deve ocorrer em meados do 4º trimestre de 2025.

A projeção de datas parece em linha com a meta do governo do estado de inaugurar a Linha 17-Ouro até junho de 2026.

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Ricardo Sergio Corbetta
Ricardo Sergio Corbetta
10 meses atrás

Começaram os atrasos…daqui para 2026 muuuita coisa vai acontecer.
2030 talvez seja uma data coerente para essa linha estar funcionando e atendendo a população.

Sobrinho de Nonô
Sobrinho de Nonô
10 meses atrás
Responder para  Ricardo Sergio Corbetta

Começaram? Essa linha é só atrasos desde que surgiu.

Cleber Matheus
Cleber Matheus
10 meses atrás
Responder para  Ricardo Sergio Corbetta

Essa linha está 10 anos atrasado, um ano mais ou não, não faz mais diferença a esse ponto.

Joel Aparecido Bitencourt
Joel Aparecido Bitencourt
10 meses atrás

Ué, mas Tarcísio não tá fazendo um bom governo ?? Não seria ele igual aos seus antecessores, ou é melhor ?? eu acho que é exatamente igual, um enganador dos paulistas !! olha como está aquele trem de guarulhos que vai levar os viajantes para os terminais 1, 2 e3 ?? Nunca me enganou esse sujeito que o povo do interior de SP, o fez ganhar em 2022 !!!

Caio
Caio
10 meses atrás

está tudo correndo conforme planejado apesar dos atrasos judiciais e da torcida contra, já ligaram energia de alta tensão entre as linhas 5 e 17, já estão fazendo a instalação dos trilhos de energia, já estão fazendo telhados e acabamentos nas estações, já estão instalando as portas de vidro das plataformas.
uma pena ver que mesmo com avanços reais, alguns torcem contra São Paulo.

Cleber Matheus
Cleber Matheus
10 meses atrás

O People Mover de Guarulhos é de responsabilidade do GRUAirport a empresa responsável pelo Aeroporto de Guarulhos e o governo estadual não tem nada haver com isso.

Tadeu
Tadeu
10 meses atrás

Pessoal, saibam ler a matéria. O que ela indica é que, pela entrega do primeiro trem, aparentemente a liberação da linha está de acordo com a data estimada para a entrega do último trem.

Beyon
Beyon
10 meses atrás

pô mas aí tbm é normal, a obra atrasou pra caramba e teve vários realocação, e pra q tá tá pressa na entrega desse trem? chegar esse ano vai adiantar de q? o pátio tá longe de ficar pronto (sendo otimista, fica pra metade do próximo ano), pessoa treta com cada coisa, “atraso ” na entrega dos trens é o de menos