Montagem do novo trecho suspenso da estação Santo Amaro é iniciada

Obra de ampliação da parada da Linha 5-Lilás está sendo tocada pela ViaMobilidade que estenderá plataforma sobre o rio Pinheiros
Nova passarela da estação Santo Amaro (STM)

A ViaMobilidade iniciou nesta semana a montagem da estrutura suspensa da passarela da estação Santo Amaro da Linha 5-Lilás. Composto por oito módulos com peso de nove toneladas cada, o trecho está sendo posicionado sobre o rio Pinheiros por meio de uma técnica que usa treliças deslizantes.

São 5 dias de trabalho para apoiar e fixar cada módulo na estrutura formada também por dois pilares em ‘V’ e que estão presos à fundação nas margens do rio. Eles servirão como base para a estrutura por onde os passageiros circularão.

Nesta primeira fase, a empresa contratada pela concessionária está executando a passarela no sentido Chácara Klabin. No sentido contrário, a estrutura ainda necessita de outros componentes antes de iniciar esse mesmo lançamento.

A ampliação da estação Santo Amaro prevê uma série de melhorias que irão permitir a separação do fluxo de passageiros em cada sentido, eliminando o gargalo nos horários de pico. Além das duas passarelas que servirão de extensão da plataforma da Linha 5, a ViaMobilidade também ampliará o mezanino de ligação com a estação da CPTM.

Cada módulo pesa nove toneladas (STM)

De quebra, o conjunto poderá receber um café em uma das passarelas com direito a uma visão da região. O projeto também inclui novas escadas rolantes e elevadores além de melhorias na área que pertence à Linha 9-Esmeralda.

Construída na virada dos anos 2000, a estação Santo Amaro da Linha 5 foi idealizada como uma ponte estaiada, a primeira do gênero numa ferrovia no país. Apesar do desafio de engenharia, essa concepção trouxe problemas para o Metrô porque dificultou qualquer intervenção de ampliação.

Para solucionar essa situação, a companhia propôs novas estruturas paralelas apoiadas em cada margem. O resultado final deve ser um tanto estranho esteticamente, mas promete tornar a vida do passageiro muito melhor quando ficar pronto, em 2022.

A reforma da estação Santo Amaro promete acabar com as aglomerações em horários de pico
Total
26
Shares
Previous Post

Vídeo mostra interior da estação Vila Sônia praticamente pronta

Next Post

Greve na CPTM, prevista para esta quinta, 27, é suspensa

Related Posts