MRS implantará quatro vias novas para trens de carga na região da Estação Ipiranga

Região da Estação Ipiranga deverá ganhar novas vias para carga (Jean Carlos)
Região da Estação Ipiranga deverá ganhar novas vias para carga (Jean Carlos)

A construção da Segregação Sudeste dos trens de carga da MRS deverá afetar um dos acessos da Estação Ipiranga. O plano de ampliação de vias deverá isolar a entrada a leste da estação.

O projeto da MRS faz parte dos compromissos assumidos com o governo federal para a renovação da concessão de trens de carga até 2056. Especificamente na região da Estação Ipiranga serão construídas quatro novas vias.

Novas vias na região da estação Ipiranga (MRS)
Novas vias na região da estação Ipiranga (MRS)

Destas vias, três serão destinadas para a segregação de cargas, onde haverá um pátio para cruzamento de trens, e uma via será utilizada para o pátio que será construído na região da Mooca.

Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Apesar da nova configuração de vias não afetar diretamente a estação e as linhas da CPTM, um dos acessos será obstruído, sendo necessário obras para a superação deste obstáculo.

A proposta é de que uma nova passarela seja construída entre a Rua Ilha Serigipe e o acesso leste da estação. Atualmente existe um corredor de acesso cortado por uma passagem em nível.

Ao mesmo tempo, segundo projetos da MRS, haverá a desapropriação de residências  lindeiras ao acesso e na quadra próxima. A ideia é promover a “melhoria urbana e acesso à passarela”.

Nova passarela da estação Ipiranga (MRS)
Nova passarela da estação Ipiranga (MRS)

O projeto da MRS preservará a faixa de domínio, de tal forma que existam áreas para a construção do futuro TIC Eixo Sul entre São Paulo e Santos.

A reconstrução da Estação Ipiranga, apesar de ser cogitada pela CPTM, não deverá ser de responsabilidade da MRS. Ao mesmo tempo, as obras de segregação não deverão impactar a construção da Estação Ipiranga da Linha 15-Prata do monotrilho.

Previous Post
Cobertura começando a ser instalada na estação Washington Luiz (iTechdrones)

Vídeo: Estação Washington Luiz da Linha 17-Ouro começa a receber cobertura metálica

Next Post
Pátio Morro Grande visto do alto em abril de 2024

Linha 6-Laranja: Pátio Morro Grande atinge 63,42% de conclusão

Related Posts