A construção da Segregação Sudeste dos trens de carga da MRS deverá afetar um dos acessos da Estação Ipiranga. O plano de ampliação de vias deverá isolar a entrada a leste da estação.
O projeto da MRS faz parte dos compromissos assumidos com o governo federal para a renovação da concessão de trens de carga até 2056. Especificamente na região da Estação Ipiranga serão construídas quatro novas vias.
Destas vias, três serão destinadas para a segregação de cargas, onde haverá um pátio para cruzamento de trens, e uma via será utilizada para o pátio que será construído na região da Mooca.
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Apesar da nova configuração de vias não afetar diretamente a estação e as linhas da CPTM, um dos acessos será obstruído, sendo necessário obras para a superação deste obstáculo.
A proposta é de que uma nova passarela seja construída entre a Rua Ilha Serigipe e o acesso leste da estação. Atualmente existe um corredor de acesso cortado por uma passagem em nível.
Ao mesmo tempo, segundo projetos da MRS, haverá a desapropriação de residências lindeiras ao acesso e na quadra próxima. A ideia é promover a “melhoria urbana e acesso à passarela”.
O projeto da MRS preservará a faixa de domínio, de tal forma que existam áreas para a construção do futuro TIC Eixo Sul entre São Paulo e Santos.
A reconstrução da Estação Ipiranga, apesar de ser cogitada pela CPTM, não deverá ser de responsabilidade da MRS. Ao mesmo tempo, as obras de segregação não deverão impactar a construção da Estação Ipiranga da Linha 15-Prata do monotrilho.
Essa passarela nem deve ser construída, o projeto executivo da estação ipiranga da L15 demarca bem a forma que a estação da cptm será reconstruída, não existe a possibilidade da estação atual receber uma integração decente sem a reconstrução da estação, o que vem acontecendo na cprm é preocupante, integrações com metrô que não tem obras habilitadas correndo risco de ter integrações saturadas já em suas inaugurações, e tudo isso por conta de uma enorme insegurança em relação as privatizações e consequente extinção da companhia, e vemos em curso a destruição do patrimônio ferroviário paulista, não só paulista como brasileiro já que ambos cptm e metrô são referência em seus serviços
Então, deixa te dizer uma coisa: A passarela e a estação não tem nada haver uma com a outra, a passarela será construída no sentido da rua Ilha Serigipe, enquanto a estação da linha 15-prata será construída no sentido da Avenida Presidente Wilson.
por TRES vezes a favela que foi ergyida em frente a estaçao foi indenizada e retirda mas como todas as vezes deixam para tras dois ou tres barracos logo a seguir a favela volta com tudo e agora para cima tem casas que viraram predios com 4 pavimentos ja estao na altura do viaduto e o pior esse pessial é folgado para impedir a entrada dos carros para a gente deixar nossos familiares na porta da estaçao pois sao assaltados por bandidos que ficam de tocaia na favela esse pessoal construiu lombadas que sao verdadeiras montanhas no meio da pista por fim ja invadiram tb a pista daqui a pouco nao se entra de carro la um absurdo!!!!!
a estação Ipiranga não pode ser modificada muito por causa que ela é tombada pelo patrimônio histórico, e outra coisa no metrô vai ter que pagar para o governo federal o aluguel durante 30 anos r$ 60.000 por mês para o governo federal
Ipiranga não é tombada.
Não, a estação Ipiranga não é tombada, e sim, ela pode ser modificada, tanto que ela vai ser reformada justamente para a extensão da linha 15 prata, o valor de locação se refere a área de galpões que pertencem ao governo federal, e que de certa maneira não foi cedida ao Estado, o que é uma sacanagem, mas conhecendo bem esse país, não me surpreende em nada
Que projeto pobre esse para Ipiranga! Essa passarela é ridícula se pensar que não pretende ao menos levar os pedestres diretamente para o mezanino da estação. Uma baita volta para vencer um caminho que hoje se faz com 10 passos, sem nenhum ganho para isso.
Tomara que o projeto de integração entre L15 e L10 saia primeiro, pois a proposta é muito melhor e propõe fazer algo muito mais digno na estação, do que essa maquiada proposta pela MRS.
A MRS não quer ninguém nas vias deles, por isso vão fazer a passarela, mas uma passarela decente vai ter que ser feita pela CPTM/Metrô, a menos que seria tratado que nem carga, aí é especialidade da MRS.
A verdade é que a passarela será para tirar o acesso a passagem em nível , isso para assegurar que os usuários do sistema sobre trilhos não passem na via segregada e aconteça algum acidente (isso porque com a segregação, os trens de carga estarão com o caminho livre para transitar nas vias exclusivas) e pelo que entendi, essa passarela vai ser construída na Rua Ilha Serigipe, porem, a estação da Linha 15-Prata, vai ser construída no sentido da Avenida Presidente Wilson, aonde existe alguns galpões da antiga RFFSA (de parte da União),e pelo que consta, o mezanino da Estação da Linha 15-Prata vai conectar ao mezanino da linha !0-Turquesa, enquanto a passarela não vai ter essa conexão direta com o tal mezanino, até porque a linha de bloqueio da CPTM (conhecido como catracas) fica no piso térreo, conectar ao mezanino, só se por parte da CPTM fosse transferido a linha de bloqueio para o mezanino, coisa que sinceramente, não vai acontecer nem tão cedo….
E as obras incompletas da reforma da estação São Caetano da CPTM ?
tudo mentira, não vão fazer nada….enganam a população em todos os sentidos. Depois de praticamente 33 anos de concessão não fizeram nada só que estava em contrato, não existe cobrança por parte dos órgãos fiscalizadores MP comprado e agora com este executivo paulista, só piora.
Mais uma vez a população foi ludibriada com as mudanças propostas dos terminais das Linha15-Prata, como também a preparação e o planejamento para receber a Linha 5-Lilás na futura Estação “Hubber” Ipiranga (que não é tombada) da Linha Integradora da Linha-710-Rubi/Turquesa, conforme Plano Diretor, tais mudanças são fundamentais, pois os gestores já concluíram que a demanda de ambas as linhas são crescentes para se aliviar a Linha 2-Verde, tratando-se de correções necessárias, uma vez que as estações Vila Prudente e Chácara Klabin estão sobrecarregadas, pois não foram planejadas e nem tem capacidades para serem terminais.
Com relação á relocação das linhas de transmissão elétrica, deverão ser projetadas de tal forma que se consiga também reservar um dos lados para a chegada da Linha 5-Lilás.
Desta forma deveria- se planejar para o lado esquerdo para quem vai para a Luz, reservando para Linha 5-Lilás, definindo o para o lado direito a chegada da Linha-15.
Agindo desta forma este projeto eliminará dois cruzamentos desnecessários nesta nova Estação Integradora Ipiranga da Linha-710 da CPTM, pois a chegada de ambas se efetivarão de forma paralela.