MRS Logística reconstruirá acesso da estação São Caetano do Sul em obras da Segregação Sudeste

Estação da Linha 10-Turquesa entra em conflito direto com a nova via de carga da MRS. Passarelas e passagem subterranea deverão ser ampliadas. Via para o TIC Santos está prevista no projeto
Estação São Caetano do Sul deverá passar por remodelação pela MRS (Jean Carlos)
Estação São Caetano do Sul deverá passar por remodelação pela MRS (Jean Carlos)

A MRS Logística deverá realizar grandes obras para permitir o tráfego segregado de cargas na região da Linha 10-Turquesa. Uma das estações afetadas será a de São Caetano do Sul que terá uma via reservada para o TIC Santos.

O projeto da Segregação Sudeste visa a implantação de uma nova via exclusiva para o trânsito de trens da MRS. Na região da Estação São Caetano do Sul a via de carga deverá passar ao norte da estação, entrando em conflito direto com as edificações.

Vias da MRS vão interferir com a Estação São Caetano do Sul (MRS)
Vias da MRS vão interferir com a Estação São Caetano do Sul (MRS)

Para permitir a passagem da nova via, a MRS deverá executar obras para a readequação do acesso norte, ampliação da passarela, implantação de novo elevador e prolongamento da passagem subterrânea.

Há pouco tempo a CPTM realizou a adequação de acessibilidade da estação, entretanto na época o projeto não contemplava as atividades da MRS.

A estação da CPTM não será prejudicada. O projeto manterá três vias para o serviço regular da Linha 10-Turquesa e abre espaço para uma via exclusiva para o Trem Intercidades até Santos.

O número de plataformas também se manterá o mesmo. Entretanto, a plataforma 6 deverá se desconectar do acesso da estação, tornando-se ilhada, semelhante ao que ocorre na estação Mooca.

O acesso será deslocado para as proximidades da Rua Perrella, abrindo espaço para a via exclusiva. A passarela da CPTM será ampliada no sentido norte assim como o túnel. A acessibilidade será garantida através de novos elevadores.

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Melhorias da Estação São Caetano do Sul (MRS)
Melhorias da Estação São Caetano do Sul (MRS)

Além disso, a MRS deverá realizar realocações de estruturas como banheiros e melhorias no acesso à passagem inferior externa à estação que dá acesso ao terminal de ônibus proximo.

As obras da Segregação Sudeste da MRS não tem prazo para ser iniciada. A concessionária deverá investir R$ 1,1 bilhão nas atividades que tem cronograma estimado de conclusão em aproximadamente oito anos.

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  1. Impressionante a incapacidade do planejamento e gestão integrada do governo de São Paulo. Tenho medo de ver o caos que estará o sistema ferroviário paulista daqui 10 anos.

    1. Sem contar o retrocesso de dividir novamente a linha só pra colocar um trem expresso (e caro), que no fim das contas vai beneficiar muito menos gente, pra dar uma falsa sensação de progresso e impressionar quem não depende do sistema ferroviário e acha lindo qualquer coisa que venha dele.

    2. Não se trata de incapacidade, e sim manipulação!
      Esta reportagem é confirmação que a atual estação do Ipiranga da CPTM que foi prometida no papel para ser um amplo “Hubber” com a chegada da Linha 5-Lilás foi uma falácia, e continuará a ser um simples terminal com acesso da Linha 15-Prata, os erros comprovados são tão elementares, e não aritméticos como expressado!!!
      Quaisquer novas estações que possuírem a características de “Hubber” ou como todo um conjunto de edificações de uso misto como parte do chamado “Masterplan” seriam a ABC Pirelli, Ipiranga, Parque da Mooca, Pari, Bom Retiro, Água Branca, Lapa da CPTM na “Linha Integradora 710” tronco, deveriam os projetos serem feitos em forma conjunta e altamente prioritárias, e as estações possuírem o mesmo nome, pois sua utilização é imediata pela CPTM não necessitando aguardar a conclusão que no caso destas múltiplas Linhas 16-Violeta, 19-Celeste entre outras é para o final da década de trinta!
      Esta inversão de prioridades de se planejar estações de Metrô antes da CPTM em locais de integração que já atua é mais uma confirmação do descaso e insensatez do uso político eleitoral e priorizar concessões para quem comprovadamente já comprovou que não tem capacidade para assumir pelos atuais dirigentes!

      1. Mas Ipiranga ainda será num estilo hub sim, a integração é feita de uma forma muito semelhante a de Tatuapé e Itaquera, o mistério é pq diabos não está sendo falado sobre essa reconstrução ainda, pq as obras de Ipiranga já foram iniciadas e nada da reconstrução da cptm q tem um processo mais complicado de ser feita não teve início ainda

        1. Gostaria de me desculpar, pois havia entendido que a adequação se daria na Estação do Ipiranga da CPTM, uma vez que a estação de São Caetano faz menos de dois anos foi concluída a reforma, portanto é um absurdo total esta intervenção, sendo que a via exclusiva para o Trem Intercidades até Santos é desnecessária pois já existe uma via central ociosa que vai de Capuava até o Brás, portanto é mais um dos absurdos desta administração por conta deste imbróglio de concessões por quatro empresas diferentes na mesma região, MRV, CCR, CRRC e CPTM.

  2. Parabéns, ao governo de São Paulo, por colocar as obras para andar e gerar empregos. Esse seu legado eh indiscutível.

    1. gostaria de tirar uma dúvida, o o trem que sai de São Caetano sentido Jundiaí não vai mais até a barra funda?

  3. “Há pouco tempo a CPTM realizou a adequação de acessibilidade da estação, entretanto na época o projeto não contemplava as atividades da MRS.”

    Como assim?
    Vão fazer obra em cima do que acabou de reformar?

    E vão colocar escada fixa para dar acesso à passarela?
    Ahhh me respeita

    1. A CPTM fez a reforma mal feito, agora a MRS via ter que arrumar, mas pelo que parece a MRS vai manter a acessibilidade atual, então provavelmente vai ter escadas rolantes.

      1. Cleber falou pouco, mas falou besteira. A reforma não foi mal feita, foi feita pra dar acessibilidade a estação no formato atual, porém a MRS não compartilhou com a CPTM suas intenções de segregação de via, agora vai ter que alterar partes já reformadas pra contemplar a segregação

  4. gente vocês também vou te contar vocês não querem que credicarga usa a mesma linha do trem da CPTM, mas a Mrs vai fazer a mesma coisa na L7. para de choradeira

  5. Fez parte da campanha eleitoral de Tarcísio a segregação de cargas da MRS com os trens de passageiros da CPTM por conta do aumento de suas demandas com a conclusão do Ferroanel Norte para cargas e finalizar a alegação que a permanência do vão entre a plataforma e os trens de passageiros se deve por conta da presença de cargueiros, porém na prática lança concessões altamente perniciosas, tratando-se de mais uma bravata do governador para desviar o foco para concessão da Linha-7 Rubi e daquele obsoleto TIC para Campinas em linha singela entre outros que por si só já inviabilizará totalmente seu prosseguimento, pois assim como lançou uma licitação inútil para a Linha-20 Rosa para tirar o foco da extinção do Serviço-710!

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