A empresa americana de trens de passageiros Brightline prevê a construção de uma ferrovia no país, agora ligando Las Vegas, no estado de Nevada, a Los Angeles, no sul da Califórnia. Hoje a companhia é mais conhecida por operar uma linha de trens regionais que conecta Miami a Orlando, ambas na Flórida.
A nova ferrovia, que será denominada de Brightline West, irá operar com trens de alta velocidade, que atingem até 320 km/h. A expectativa é que a viagem leve 2 horas para cumprir o trajeto de 350km.
A construção foi iniciada em abril deste ano e prevê estar concluída em 2028. O projeto prevê duas estações intermediárias: Victor Valley e Rancho Cucamonga, todas no estado no estado da Califórnia.
Toda a obra deve custar em torno de US$ 12 bilhões (aproximadamente R$ 62 bilhões). Deste valor, US$ 3 bilhões foram financiados pelo projeto de lei bipartidário de infraestrutura do governo federal americano.
Os outros US$ 9 bilhões serão financiados pelo setor privado e, deste montante, US$ 3,5 bilhões serão títulos de atividades privadas do Departamento de Transportes dos EUA.
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Cada trem terá 450 lugares e acesso a Wi-fi, tomadas e oferta de comidas e bebidas a bordo.
A estação intermediária Rancho Cucamonga será erguida próxima do Aeroporto Internacional de Ontário.
Dentre as curiosidades da futura linha, serão usados mais de 700 mil dormentes em todo o trecho; a construção deve demandar 63 mil toneladas de aço; ao longo do caminho serão 160 estruturas entre viadutos e pontes, enquanto parte das vias será implantada no canteiro central de rodovias.
Bom demais ser rico. Imagina se no Brasil teríamos 62 bilhões de reais disponíveis pra fazer só uma linha de trem.
Tem essa grana pra dividendos de acionistas majoritários que sequer são taxados.
O TAV entre Los Angeles e San Francisco e que já está em construção, foi orçado em 40 bi e já passou dos 100. E a obra ainda esá longe de ficar pronta, devido à inúmeros atrasos. É surpreendente pensarem em outra linha diante de tantas trapalhadas.
Cara, mas a Brightline não está fazendo nenhuma linha de trem entre Los Angeles e San Francisco, isto é outra empresa de trem, então não tem problema fazer essa linha, já que o valor orçado é menor.
Enquanto na Ásia e Europa e agora também nos EUA as velocidades ultrapassam a 300km/h utilizando parte do canteiro central de rodovias em linha Dupla no intuito de minimizar custos e interferências, os atuais gestores impuseram um TIC até Campinas com 1 hora e 15 minutos velocidade média de 95 km/h e máxima de 140 km/h, uma vez que o traçado projetado em paralelo previsto em Linha Singela bloqueando expansões e não permitirá velocidades maiores, completamente ultrapassado e obsoleto goela abaixo dos usuários, utilizando as mesmas linhas saturadas e sinuosas em relação aos Trens Metropolitanos que ainda possuem cargueiros cujo Ferroanel prometido não teve prosseguimento, para isto se utilizaram de mais uma falácia que a demanda da Linha-10 é muito menor que a Linha-7, quando na realidade é próxima e podendo ultrapassar após a chegada da Linha 2-Verde na Penha, ao invés de se expandir novas linhas utilizando neste caso o canteiro central da rodovia dos Bandeirantes sem consultar os usuários em detrimento da Linha Integradora-710 é uma consolidação do projeto “Integração Centro” que conta com ampla aprovação de seus usuários e teve suas origens no início do novo milênio e é a ÚNICA que reúne a possibilidade de plena integração em TODAS estações chaves do Metrô e da CPTM sem prejudicar e interferir nos serviços e linhas existentes, os “loops” e intervenções são independentes, e a sinalização compatíveis que beneficia TODAS as linhas inclusive as da ViaMobilidade contando com total aprovação dos usuários, lembrando que as demandas para o TIC até Campinas superestimadas foram para somente após 2040.
Na Africa, America Latina, Sudeste Asiático não tem esses trens. Querer ser primeiro mundo com orçamento de terceiro é dificil mesmo.
Lá nos EUA, canteiros centrais das rodovias serão utilizados pois possuem raios de curvaturas longos próprios em trajeto de 350km com mínimas interferências, em relação aos cruzamentos e túneis, enquanto aqui licitaram trecho com~25% menor pois o maior obstáculo para implantar TIC Trens Intercidades de passageiros pendulares regionais em São Paulo é a implantação deles em linhas adequadas sem interferências com cargueiros e Trens Metropolitanos que possuem altas demandas e beneficiam usuários diários múltiplas vezes maior.
Aqui foi criada uma grande expectativa, e no final uma grande decepção!
Deveríamos deixar de lado alguns influenciadores mal informados, e como diria Nelson Rodrigues que possuem o “Complexo de Vira Latas” tecnológico enraizados desdenhando nossos profissionais e achar que tudo que vem do exterior é melhor, e estarem mais preocupados com as concessões e o rendimento de suas ações na bolsa do que a saúde do Estado e do país!
Duas cidades com população menores do que SP e Rio e vão ter TAV. Lá também ficam com mimimi de “ain, ninguém vai usar”… “ain, elefante banco”… “ain, é muito caro”… “ain, é difícil de construir”… “ain, vai ter roubalheira”?
Lá não tem isso, pois isso é empresa privada que está fazendo a linha e os Estados Unidos não abandonou toda a experiência adquirida nas linhas ferroviárias ao contrário do Brasil.
Mas a construção do TAV Rio-SP atualmente tem previsão de ser construída por empresa privada também. A diferença é que aqui eles ficam receosos se haverá lucro.
Estados Unidos é Estados Unidos mesmo!
Enquanto aqui neste nosso país falido o governo não consegue implantar 100 km de trilhos entre São Paulo e Campinas de um trem meia boca, lá eles vão implantar uma ferrovia de 350 km, sendo que será um trem de alta velocidade.
Isto sim é um país digno, onde os impostos são arrecadados e devolvidos a população, seja com subsídio ou com incentivo à iniciativa privada e menos burocracia.
Brasil nunca será Estados Unidos.
Estados Unidos nunca teve muita tradição em ferrovia. Abandonaram muitas delas e a maioria da população lá é altamente dependente de automóvel. Agora que estão retomando projetos de trens de alta velocidade, o primeiro deles foi o Miami-Orlando justamente com essa Brightline. Muito provavelmente porque estão vendo os chineses costurando o país todo com TAVs em tempo recorde e não querem ficar pra trás. Tenho minhas dúvidas do quanto os impostos de lá são devolvidos pra população vendo o péssimo serviço de saúde deles.
O serviço de saúde foi cartelizado pelo governo para beneficiar as grandes empresas de planos de saúdes, igual fizeram com os bancos no Brasil, boa parte do imposto dos cidadãos americanos vão para financiar guerras e países aleatórios abandonando a população americana, o Estados Unidos tem uma tradição em ferrovia, porém isso não é muito forte para trens de passageiros, pois não é muito lucrativo para as ferroviárias americanas, é tanto que em 1970 os Estados Unidos começaram a subsidiar as ferrovias de passageiros.
É isso mesmo, trem de carga eles tem, mas de passageiro é uma rede bem pífia comparada ao poder econômico e tamanho da população do país. China, Japão e Europa são os melhores locais de transporte ferroviário de pessoas.
Muito pelo contrário, os EUA sempre tiveram muita tradição com ferrovias, a malha da Amtrak corta todo o país, inclusive. Pode até ser que os norteamericanos não tenham TAV’s ainda, mas parte considerável da sua malha usa trens que chegam aos 200km/h. Eles só estagnaram na evolução da média para a alta velocidade, mas você consegue ir de qualquer lugar para qualquer destino dos EUA usando trem.
As linhas da Amtrak só prestam pelo Nordeste do país. Peguei entre NY e Washington e foi muito bom! De resto, quando tem, é horrível! Peguei trem de Miami pra Orlando e, pasme você, levei 8 HORAS na viagem, muito ruim! E o resto do país não tem transporte público nenhum, nem busão, o povo é altamente dependente de carro.
realmente trem bala é muito caro para o orcamento da america latina mais de 200 bilhoes se for convertido em reais.