Uma estratégia que parecia temporária acabou sendo adotada de forma definitiva pela CPTM na Linha 11-Coral neste ano, as viagens de trens entre Luz e Suzano apenas.
Introduzido durante as obras de implantação de um novo aparelho de mudança de via na Linha 12-Safira, o looping entre Luz e a estação Suzano foi mantido pela companhia durante os horários de pico.
Com isso, passageiros de estações seguintes como Brás Cubas e Mogi das Cruzes passaram a precisar desembarcar e esperar por outro trem para seguir viagem.
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A mudança provocou reclamações de usuários do trecho final do ramal de trem metropolitano. Os sites O Diário de Mogi e Gazeta Popular abordaram passageiros insatisfeitos com a medida.
Segundo alguns deles, o tempo de viagem aumentou entre 10 e 15 minutos. Até mesmo o prefeito do munícipio do Alto Tietê e os vereadores já teriam questionado a CPTM sobre a alteração.

Aos sites, a Companhia de Trens Metropolitanos justificou a nova estratégia, afirmando que o trecho Luz-Suzano responde por mais de 90% da demanda de passageiros, ou 457 mil dos 520 mil usuários que utilizam o ramal.
“A estratégia complementar adotada para minimizar os impactos da alta demanda durante a realização das obras de melhorias na Linha 12-Safira, ocorridas entre 26 de dezembro do ano passado e 13 de fevereiro de 2024, mostrou resultados favoráveis nas manobras operacionais, propiciando mais fluidez na circulação no trecho de maior movimento, entre Luz e Suzano, que representa 91,4% da demanda da linha”, disse a empresa em nota.
A CPTM explicou ainda que trecho não possui passagens de nível, o que facilita a injeção de mais trens em horários de pico, tornando as viagens mais rápidas. Além do trecho Luz-Suzano, a Linha 11 também opera no looping Luz-Guaianase e na extensão completa até Estudantes.