Confira o novo aparelho de mudança de via que está sendo instalado na estação Brás da Linha 12

Equipamento de alta complexidade exigiu a intervenção de diversas equipes para o projeto e instalação. O objetivo final é reduzir os intervalos e permitir maior fluidez na chegada dos trens
Novos AMVs na região do Brás (Jean Carlos)
Novos AMVs na região do Brás (Jean Carlos)

A CPTM está executando uma grande intervenção na Linha 12-Safira. A implantação do cruzamento em “X” nas proximidades da estação Brás permitirá melhorias importantes na operação.

O site foi conhecer in locoos trabalhos de alteração das vias para instalação do novo aparelho de mudança. Confira em imagens o avanço das obras e seus benefícios.

Justificativa

A implantação de um novo aparelho de mudança de via na região da estação Brás teve como principal justificativa a melhoria no fluxo dos trens da Linha 12-Safira. Com o aumento na demanda, percebeu-se que o atual plano de vias era um gargalo para a operação.

AMV em X no Brás (Jean Carlos)
AMV em X no Brás (Jean Carlos)

O gargalo consiste na distância existente entre os travessões, que são áreas onde os trens mudam de via. A atual disposição pode gerar um maior tempo de espera para os trens que precisem usar a plataforma 7.

No horário de pico os trens usam as duas plataformas. Em uma situação como a da imagem abaixo temos o seguinte cenário: um trem estacionado na plataforma 6 pronto para partir e outra composição chegando com destino a plataforma 7.

Esquema de vias antigo (Jean Carlos)
Esquema de vias antigo (Jean Carlos)

Podem ser tomadas duas ações. A primeira é inserir o trem com destino a estação Brás na plataforma 7. O trem que está na plataforma 6 com destino a Calmon Viana só poderá partir com segurança após cruzar o último aparelho de manobra.

Numa segunda hipótese o trem com destino a Calmon Viana pode partir primeiro, mas isso iria reter o trem com destino a Brás de seguir para a plataforma 7. Isso só poderia ocorrer caso o último travessão fosse livre.

Uma ideia mais simples poderia ser a de usar apenas a plataforma 6 da estação, minimizando as manobras. Este teste chegou a ser executado em anos anteriores. Mas, com o aumento da demanda, é importante que as duas vias sejam utilizadas, preservando o conforto, regularidade e segurança dos passageiros.

Preparação

A adoção do AMV em X permitirá uma redução considerável do bloqueio imposto pelas manobras dos trens. Dessa forma os trens podem se aproximar mais da estação, reduzindo de forma considerável o tempo para manobras na estação Brás.

Com a nova disposição do AMV em X os trens poderão realizar cruzamentos de forma praticamente simultânea. Assim que o último carro livrar a zona de travessia o próximo trem poderá adentrar na área de manobra.

Etapas para melhoria da Linha 12-Safira (Jean Carlos)
Etapas para melhoria da Linha 12-Safira (Jean Carlos)

Apesar do conceito ser bem trabalhado, a proposta vai muito além do campo das ideias. A CPTM precisou realizar diversos estudos técnicos para avaliar a posição dos equipamentos em campo.

Aspectos relativos à geometria da via, levantamentos topográficos, modelagem em softwares especiais permitiram a validação do projeto. A etapa mais desafiadora seria montar todo o conjunto.

Técnicos fazendo medições antes da implantação do AMV (Jean Carlos)
Técnicos fazendo medições antes da implantação do AMV (Jean Carlos)

Montagem

O processo de montagem necessitou de diversas etapas até sua concretização. O processo ainda está em andamento e deverá ser finalizado no final de fevereiro.

Antes mesmo das atividades se iniciarem foi realizada a pré-montagem do conjunto antes de sua instalação na via permanente.

Assim que houve a interdição do trecho entre Tatuapé e Brás uma série de ações foram tomadas. A rede elétrica foi desligada e os trabalhos de “demolição” de via foram iniciados.

Vias removidas para a implantação do X do Brás (Jean Carlos)
Vias removidas para a implantação do X do Brás (Jean Carlos)

A via na região de instalação do novo AVM foi totalmente removida e refeita do zero. O novo AMV em X foi desmontado e remontado em partes, facilitando sua instalação.

Na etapa atual os técnicos já realizam as soldagens dos trilhos. Algumas delas foram realizadas pelo método de caldeamento (solda elétrica), outra pelo método aluminotérmico (fusão de aço).

AMV em X implantado na região da estação Brás (Jean Carlos)
AMV em X implantado na região da estação Brás (Jean Carlos)

Atualmente o equipamento está instalado na via e conectado com os demais trilhos. Isso significa que a operação ainda não poderá ser retomada. Apesar de visualmente as obras estarem finalizadas, outros trabalhos precisam ser realizados a fim de se liberar o trecho para os testes operacionais.

Em relação a própria via permanente, deverá ser realizado o ajuste geométrico do trecho novo e adequações nas curvas antigas, de forma a permitir o acesso dos trens de forma suave e segura.

Trabalhos de ajuste na via permanente (Jean Carlos)
Trabalhos de ajuste na via permanente (Jean Carlos)

A equipe de eletrificação deverá atuar em duas frentes. A primeira será no ajuste da rede aérea, permitindo a realocação dos fios para suas novas posições, de forma a fornecer energia para os trens nas novas áreas de manobra. Outra equipe será responsável por ligar os trilhos aos cabos de tração da subestação, permitindo a transmissão da chamada corrente de retorno.

Sistema de rede aérea será ajustado (Jean Carlos)
Sistema de rede aérea será ajustado (Jean Carlos)

Uma terceira equipe, focada na sinalização, fará os ajustes nas máquinas de chave, bondes de impedância, circuitos de via e demais equipamentos de sinalização. Novos cabos serão instalados, permitindo assim o controle de todos os itens deste sistema.

Implantação de maquina de chave (Jean Carlos)
Implantação de maquina de chave (Jean Carlos)

Por fim, a etapa de testes operacionais deverá validar o equipamento. Equipes de manutenção, operação e CCO deverão realizar as movimentações, manobras para atestar o funcionamento adequado dos equipamentos e eventuais ajustes.

Benefícios

Dentre as melhorias esperadas após a implantação dos novos aparelhos de manobra são a maior fluidez da operação e a possibilidade de intervalos mais compatíveis com a alta demanda.

Benefícios do novo AMV em X (Jean Carlos)
Benefícios do novo AMV em X (Jean Carlos)

A comunicação visual e a padronização da operação poderão ser adotadas, de forma que as viagens nos horários de pico, que ocorrem em loops, possam ser mais previsíveis.

Outros ganhos ainda podem ser mensurados no futuro. Redução no tempo de viagem, redução de intervalo e novos sistema de controle como o ATO, que está em fase de implantação na Linha 12-Safira, abrem a possibilidade de melhorias significativas na qualidade da operação do trecho entre Brás e Calmon Viana.

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2 comments
  1. Na última segunda-feira que eu passei lá eu vi o X do Brás instalado fisicamente no lugar dos antigos AMVs, sendo que os AMVs Padrão UIC que estavam bem próximos da Estação Brás da Linha 12 praticamente nem eram usados direito, só aqueles que ficavam na reta paralela à Linha 11 e ao Metrô após a curva sentido Calmon Viana e eu nunca entendi o porquê! Bom, o importante é que o X agilize as manobras, que os intervalos diminuam e que cumpram o prazo até o final de fevereiro para entregar!

  2. falta colocar mais uma escada rolante pois no período da manhã as duas escadas existentes só sobem, quem quiser descer pra plataforma tem que descer a escada manual esbarrando em várias pessoas subindo, a mesma coisa acontece no período da tarde só que aí invertem as duas escadas só descem.

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