Destaques Linha 7

Nova estação da CPTM em Francisco Morato deve ficar pronta em 2020

Governo do estado assinou contrato para construção da nova estação da Linha 7-Rubi, aguardada há bastante tempo pela população

Acesso principal de Francisco Morato: longa espera pela nova estação (Reprodução Google)

Ponto de conexão entre o trecho principal da Linha 7-Rubi e sua extensão até Jundiaí, a parada Francisco Morato será enfim substituída por uma nova estação. O governo do estado assinou o contrato nesta quinta-feira (16) com o consórcio Spavias-Telar que será responsável por erguer o novo prédio num prazo de 36 meses.

Ou seja, os passageiros que utilizam a estação só poderão contar com o novo e moderno espaço em 2020 na melhor das hipóteses. Como as obras do governo geralmente atrasam, imagina-se que a entrega deva ocorrer um pouco mais à frente.

Serão investidos R$ 114 milhões na obra que contará com 6 mil m² de área construída, três elevadores, cinco escadas rolantes, acessibilidade e três plataformas de embarque. Apesar disso, há rumores que a CPTM pretende acabar com as viagens entre Jundiaí e Francisco Morato, que passariam a ser feitas sem troca de trens assim que as 19 composições novas da Série 9500 sejam entregues.

O governador Geraldo Alckmin, que participou da assinatura, revelou que a CPTM também instalará escadas rolantes no terminal de ônibus ao lado da estação. Não foram liberadas imagens da futura estação.

A construção da nova estação de Francisco Morato é uma novela que dura quase uma década. Desde 2010, os usuários precisam utilizar uma estrutura provisória enquanto a CPTM prometia licitar e construir um novo prédio. Mas o projeto atrasou tanto que apenas no ano passado o edital foi publicado. Ainda assim, foram precisos quase 20 meses para que o contrato fosse assinado.

About the author

Ricardo Meier

É um entusiasta do assunto mobilidade e sobretudo do impacto positivo que o transporte sobre trilhos pode promover nas grandes cidades brasileiras. Também escreve nos sites Airway (aviação) e AUTOO (automóveis).

Leave a Comment