CPTM Destaques Linha 17 Linha 9 Metrô de São Paulo

Nova estação Morumbi começa a tomar forma após intervenções no fim de semana

Alterações nas plataformas da estação da Linha 9-Esmeralda da CPTM e prédio de ligação com o monotrilho da Linha 17-Ouro já são visíveis
Extensão da plataforma da Linha 9 (STM)

No segundo fim de semana de obras intensivas na estação Morumbi, na Zona Sul de São Paulo, já foi visualizar as futuras alterações para os passageiros que utilizarão não só a plataforma da Linha 9-Esmeralda da CPTM como também o acesso para a futura Linha 17-Ouro, de monotrilho.

Imagens divulgadas pelo governo do estado mostram a estrutura metálica com boa parte da sua estrutura montada sobre a via da CPTM. A ponta sul da plataforma, por exemplo, perderá a cobertura para que seja possível construir o acesso ao prédio de ligação com a estação Morumbi do monotrilho. Para compensar esse trecho suprimido, a Camargo Correa, construtora responsável pela obra, já prolongou a plataforma no sentido norte.

Para o usuário, o acesso às duas estações será facilitado por uma segunda passarela que terá entrada em frente ao conjunto empresarial WT Morumbi. Ela levará até o prédio de interligação onde ficarão os bloqueios, ao contrário da entrada da linha da CPTM atual.

Outra novidade da estação Morumbi do monotrilho serão as plataformas externas, a contrário das demais – com exceção de Jardim Aeroporto. Seu acabamento também indica um visual bem diferente do padrão usado nas estações com plataforma central, cuja cobertura é arqueada. Aqui as imagens de plantas dão a entender que haverá uma estrutura retangular única que cobrirá inclusive as vias.

Mudança

A estação Morumbi, oitava da atual etapa da Linha 17, deveria ter sido construída em conjunto com outras três estações, mas o projeto original foi considerado incapaz de dar conta da demanda esperada na interligação com a Linha 9-Esmeralda. Esse primeiro projeto previa que as duas paradas teriam um único acesso e estrutura contígua ao atual centro da estação da CPTM. O Metrô então optou por retirar a estação do contrato e relicitá-la com uma estrutura mais bem dimensionada.

Os trabalhos realizados aos fins de semana foi a forma encontrada pelos envolvidos na construção para minimizar os impactos tanto na Linha 9 quanto na Marginal Pinheiros. No entanto, essas obras, que devem durar até o dia 27 de outubro sempre aos fins de semana.

À esquerda, a nova estação, ao sul da parada da Linha 9 da CPTM (direita)

About the author

Ricardo Meier

É um entusiasta do assunto mobilidade e sobretudo do impacto positivo que o transporte sobre trilhos pode promover nas grandes cidades brasileiras. Também escreve nos sites Airway (aviação) e AUTOO (automóveis).

7 Comentários

Click here to post a comment

Airway