Novas imagens revelam túnel após a Estação Brasilândia na Linha 6-Laranja

Túnel escavado após a estação Brasilândia (Reprodução)
Túnel escavado após a estação Brasilândia (Reprodução)

As obras da Linha 6-Laranja de metrô estão em fase avançada. Com obras civis finalizadas na maioria das estações, as equipes da Acciona realizam a montagem de sistemas ferroviários.

Imagens divulgadas nas redes sociais mostram que em algumas estações já existem escadas rolantes instaladas, pisos nas plataformas e uma significativa extensão de trilhos.

Escadas rolantes em estação da LinhaUni (Reprodução)
Escadas rolantes em estação da LinhaUni (Reprodução)

Ao longo dos túneis o progresso é variado. Nos trechos mais avançados é possível notar a presença da laje da via permanente concluída e com as placas de apoio instaladas. Alguns trilhos estão ora fixados ora soltos para implantação posterior.

Cabe citar que a via da Linha 6-Laranja utiliza o sistema massa-mola que atenua vibrações durante a passagem dos trens.

Vias e rede aérea em instalação (Reprodução)
Vias e rede aérea em instalação (Reprodução)

Em uma das imagens é possível ver inclusive a instalação da catenária rígida no local. A barra elevada deverá sustentar fios de cobre por onde correrá 1500 V de energia que alimentará os trens.

Por fim, algumas das imagens revelam o túnel após a Estação Brasilândia. As obras neste trecho foram realizadas com o método NATM de escavação mecanizada sequencial.

Nesta área a base para a laje das vias está concluída. Ainda será necessário a instalação da laje final onde serão assentados os trilhos.

A expectativa é de que o primeiro trecho da Linha 6-Laranja entre Brasilândia e Perdizes seja entregue em 2026 enquanto a segunda etapa, até São Joaquim, seja entregue em 2027.

Previous Post
Trem regional

Leilão do Trem Intercidades para Sorocaba deve ocorrer em dezembro

Next Post
Estação Mogi das Cruzes (Jean Carlos)

Veja como será a nova Estação Mogi das Cruzes da Linha 11-Coral

Related Posts