Veja como será a nova Estação Mogi das Cruzes da Linha 11-Coral

Principal estação do município será totalmente reconstruída contando com novos acessos, mezanino elevado e acessibilidade, dentro do escopo da concessão à inciativa privada

Estação Mogi das Cruzes (Jean Carlos)
Estação Mogi das Cruzes (Jean Carlos)

A Estação Mogi das Cruzes da Linha 11-Coral receberá melhorias após a concessão das linhas do Lote Alto Tietê. O governo planeja a reconstrução completa da estação.

O Empreendimento EST 018 – Reconstrução da Estação Mogi das Cruzes deverá remodelar completamente o ambiente. Localizada no centro do município de mesmo nome, a atual parada possui 16,1 mil m² e demanda de 11,1 mil passageiros por dia.

Nova Estação Mogi das Cruzes (CPTM)
Nova Estação Mogi das Cruzes (CPTM)

Melhorias

As obras de reconstrução da estação preveem mudanças significativas no ambiente. A nova parada ferroviária contará com dois acessos, sendo um deles na Avenida Governador Adhemar de Barros junto ao terminal de ônibus e outro na Rua Brasilio Marques e Rua Cabo Diogo Oliver.

Os acessos da estação deverão possuir duas escadas rolantes, uma escada fixa e um elevador permitindo acessibilidade. Junto aos acessos serão disponibilizados bicicletários com capacidade total de 500 vagas.

Os acessos deverão levar o passageiro para a passarela de transposição que estará conectada ao mezanino centralizado onde estarão dispostas a linha de bloqueios, bilheteria, SSO e sanitários.

No fundo do mezanino estarão alocadas salas operacionais para os funcionários da estação com espaço para reuniões, vestiário, copa, etc.

A plataforma será totalmente reconstruída com configuração centralizada e extensão de 190 metros. O acesso à área de embarque se dará por meio de duas escadas fixas, duas escadas rolantes e elevador.

A estação ainda contará com um edifício técnico que dará apoio às atividades de rotina. Sistema para captação de água da chuva e gerador diesel também estão previstos.

O projeto contempla também estacionamento para funcionários, e ao que tudo indica, áreas para estacionamento de uso livre com 65 vagas. A estação receberá um trabalho paisagístico conforme indicações do projeto básico da CPTM.

Veja também as matérias das demais estações:

6 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Rodrigo
Rodrigo
4 meses atrás

Uma vergonha economizarem até em desapropriação e não fazer o acesso para o terminal. Aliás, o site pulou Brás Cubas

Ricardo Meier
Admin
4 meses atrás
Responder para  Rodrigo

Não pulou, Rodrigo. A nota está pronta, mas passei Mogi das Cruzes na frente.

Mauro
Mauro
4 meses atrás
Responder para  Ricardo Meier

Então pulou rs

(E tudo bem..)

Vinicius Leonardo
Vinicius Leonardo
4 meses atrás
Responder para  Rodrigo

Se o governo puder, vai enxugar ainda mais os projetos pra ficar palpável para a “iniciativa” privada. Então, se preparem para mais cortes.

Paulo Neves
Paulo Neves
4 meses atrás

Ricardo, quer dizer que a nova estação não terá o acesso Sul? não entendi esse “capex” o que quer dizer?

Gabriel Henrique
Gabriel Henrique
4 meses atrás
Responder para  Paulo Neves

Capex é o dinheiro que a empresa usa para investimentos, a grosso modo. Então para aquelas obras não foi separado o dinheiro para fazê-las. Claro que explicando de um jeito bem simples.