Novo tatuzão da Linha 2-Verde será ‘irmão gêmeo’ de Cora Coralina e chegará em novembro
Tuneladora que escavará o trecho entre Penha e Guarulhos será fornecida pela empresa CREG, que também fabricou o equipamento usado nos primeiros trechos

A tuneladora “Cora Coralina”, que monta os túneis da expansão da Linha 2-Verde do Metrô entre Vila Prudente e Penha, ganhará uma “irmã gêmea” ainda neste ano.
Trata-se do segundo tatuzão a ser usado no trecho entre Penha e Dutra, em Guarulhos, e que será fabricado pela CREG (China Railway Engineering Group), empresa chinesa que também forneceu o equipamento que hoje está próximo do poço VSE Falchi Gianini.
Ambas devem compartilhar as mesmas especificações, o que significa o maior diâmetro de escavação de um tatuzão usado na América Latina, 11,65 metros.
Segundo o Metrô, a nova tuneladora tem previsão de chegar ao canteiro de obras em novembro deste ano. A expectativa é que a nova fase de escavações no sentido de Guarulhos tenha início em 2026.
Enquanto Cora Coralina foi encomendada pelo Consórcio CML2 (Engibras, S.A Paulista e Sacyr), o segundo tatuzão da CREG é responsábilidade do Consórcio CRASA/Ghella/Consbem, que está à frente do Lote 2 das obras.

A escavação da nova etapa de túneis terá início na estação Penha, logo após a partida de Cora Coralina em direção ao sul (Complexo Rapadura). O TBM (sigla em inglês do tatuzão) encerrará sua viagem subterrânea no VSE Castelo Branco, em Guarulhos.
A terceira fase da expansão da Linha 2-Verde inclui as estações Penha de França (cujo terreno já está sendo preparado para obras), Tiquatira/Gabriela Mistral, Fernão Dias, Ponte Grande e Dutra, as duas últimas dentro do município de Guarulhos. Além disso, haverá um novo pátio de manutenção, batizado como Paulo Freire, próximo à estação Fernão Dias.
A chegada da Linha 2 do Metrô em Guarulhos deve ocorrer no início da próxima década.
1 Comentário