Destaques Linha 11

Novo trem da Série 8500 da CPTM estreia na Linha 11-Coral

Primeiros dois trens entrarão em operação no final de junho. Meta é acrescentar duas composições por mês à rede
Série 8500 circula pela Linha 11 - Coral (foto: Julio César Andrade)
Série 8500 circula pela Linha 11 - Coral (foto: Julio César Andrade)
Série 8500 circula pela Linha 11 - Coral (foto: Julio César Andrade)
Série 8500 circula pela Linha 11 – Coral (foto: Julio César Andrade)

Depois de quase um ano em testes, os dois primeiros trens da nova Série 8500, da CPTM, entrarão em operação na semana que vem, segundo reportagem da Folha de São Paulo. A linha escolhida para contar com as novas composições é a 11-Coral, a mais lotada da companhia e que liga cidades como Suzano, Poá e a região da Zona Leste com a estação da Luz, no centro.

Os novos trens foram fabricados no interior de São Paulo pela espanhola CAF e são semelhantes às séries 7000, 7500 e 8000 usadas na CPTM. Mas contam com alguns avanços tecnológicos como câmeras no lugar de retrovisores e sensor biométrico que só libera a operação para condutores cadastrados – uma medida de segurança para evitar que pessoas não autorizadas consigam movimentar as composições.

A encomenda total dos novos trens é de 65 unidades, 35 produzidas pela CAF, e outras 30 fabricadas pela sul-coreana Rotem e que serão novidade na CPTM – os trens coreanos estão um pouco atrasados, mas devem ter as primeiras unidades entregues nas próximas semanas.

Com isso, a CPTM poderá aposentar parte dos velhos trens, alguns com mais de 60 anos, que operam em trechos com infraestrutura mais precária como parte da Linha 7-Rubi. Por falar nela, rumores indicam que parte dos novos trens devem operar justamente nela – algumas unidades foram vistas em testes no ramal.

Agora que os trens concluíram os principais testes sem passageiros, a meta da CPTM é colocar em operação duas unidades por mês a partir de julho. Porém, mesmo com os 65 novos trens em operação restará uma frota considerável de trens antigos – as projeções de demanda da empresa apontam para a necessidade de mais composições até 2020.

Primeiro trem da Série 9500 da CPTM deve ser entregue em breve
Trem da Série 9500, feito pela Rotem: primeiras unidades serão entregues na próxima semana

About the author

Ricardo Meier

É um entusiasta do assunto mobilidade e sobretudo do impacto positivo que o transporte sobre trilhos pode promover nas grandes cidades brasileiras. Também escreve nos sites Airway (aviação) e AUTOO (automóveis).

Um comentário

Click here to post a comment

Airway