Novo túnel entre as estações Paulista e Consolação atrasa mais uma vez

Túnel de ligação entre as estações Consolação e Paulista (GESP)

Há muito aguardado para desafogar a ligação entre as linhas 2-Verde e 4-Amarela, o novo túnel entre as estações Paulista e Consolação voltou a sofrer um atraso. A nova licitação de construção da passagem, lançada pelo Metrô em março, deveria ocorrer nesta quinta-feira, 26 de maio, porém, a companhia adiou a sessão de recebimento de propostas para 13 de junho.

O Metrô tenta colocar o projeto em execução desde o final de 2020 quando a primeira versão da licitada foi lançada. Após alguns adiamentos, as propostas foram entregues em abril do ano passado, mas quatro meses depois a companhia considerou o certame fracassado após dois consórcios apresentarem propostas, o CTS – LINHAS 2 E 4, que foi inabilitado e o TDEC-TER-SOM, desclassificado.

A solução adotada pela companhia será a construção de um segundo túnel entre o final da esteira rolante e o mezanino da estação Paulista e que será usado no sentido Linha 2-Linha 4. Com isso, o trecho em ‘S’ que leva ao final da plataforma da estação Paulista será exclusivo para o fluxo de passageiros que seguem no sentido de Consolação.

O trecho do túnel onde hoje existe uma esteira, no entanto, continuará sendo dividido para ambos os fluxos. A obra tem prazo de execução estimado em 36 meses, ou seja, se o contrato for assinado no segundo semestre, a nova estrutura deverá ser disponibilizada apenas no final de 2025.

Nesta semana, o Metrô retomou outra licitação que envolve a estação Paulista, o chamado acesso Bela Cintra, que abrirá uma passagem para os fundos do prédio principal da parada.

Previous Post

Metrô retoma licitação do acesso Bela Cintra da estação Paulista

Next Post

Greve é cancelada em SP, e Metrô opera normalmente nesta quarta, dia 25

Related Posts