O futuro próximo, agora: veja como ficará a Linha 6-Laranja do metrô

Plataforma da estação Santa Marina da Linha 6-Laranja
Plataforma da estação Santa Marina da Linha 6-Laranja (Linha Uni)

A contagem regressiva para a inauguração da Linha 6-Laranja de metrô se aproxima. Se não houver atrasos, o ramal será parcialmente aberto em outubro de 2026, portanto, dentro de pouco mais de 18 meses.

Como vocês têm acompanhado no MetrôCPTM, as obras avançam em ritmo bastante acelerado e várias estações se aproximam de 80% de execução.

A Linha Uni, concessionária responsável pelo projeto e por sua operação, pretende abrir o trecho entre Brasilândia e Perdizes numa primeira etapa. O restante do ramal, com exceção da estação 14 Bis-Saracura, deve ficar pronto um ano depois.

Ou seja, São Paulo ganhará de uma tacada só nove estações de metrô e quase 10 km de trilhos.

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Mezanino com os bloqueios da estação Santa Marina (Linha Uni)

Visão do futuro próximo

Mas como deverá ser a experiência de utilizar a nova linha paulistana? Ainda é cedo para ver isso ocorrer na realidade já que faltam os trens chegarem (a partir de junho), a conclusão das vias, instalação de sistemas e o acabamento dessas estações iniciais, entre outros serviços.

Mas uma ideia já podemos ter com as imagens publicadas neste artigo e cedidas pela concessionária.

Sala de segurança operacional (Linha Uni)

Nelas podemos notar algumas características que veremos em breve. Tratam-se de projeções da estação Santa Marina, uma das mais adiantadas do projeto.

Na primeira ilustração vemos o mezanimo onde estação os bloqueios, o SSO e o primeio lance de acesso por escadas e elevadores.

O arranjo mostrado revela uma grande iluminação natural e um espaço bastante amplo para os usuários. O acesso ao nível se dará por um conjunto central de escadas após os bloqueios que lembra estações do Underground (Tube) de Londres.

Estação será acessível e com grande iluminação natural (Linha Uni)

Comunicação visual similar à Linha 4-Amarela

Na outra imagem vemos uma das plataformas laterais, aliás, que serão padrão nas 15 estações, todas com vias centrais. É possível que escadas rolantes e fixas estão em posições separadas, distribuindo melhor o fluxo.

A Linha Uni vai adotar um padrão de comunicação visual com o laranja dominando placas e inscrições em preto. Algo similar à Linha 4-Amarela.

Todas as estações da Linha 6-Laranja terão plataformas laterais (Linha Uni)

Como virou praxe da rede metroviária de São Paulo, todas as estações contarão com portas de plataforma. Também é bem destacada a tubulação de ventilação na cor azul, outra solução vista em projetos mais recentes.

Não há, contudo, paineis eletrônicos na ilustração, algo que certamente a Linha Uni planeja usar. Espera-se, inclusive, que serviços úteis como tempo de espera pelo próximo trem e a lotação de cada carro estejam no radar da operadora.

Plataforma da estação Santa Marina da Linha 6-Laranja (Linha Uni)

Nos próximos meses, muito do que vimos aqui vão ganhar contornos reais e, espera-se, ainda mais empolgantes.

Estação Santa Marina nas últimas semanas (Acciona)
4 comments
  1. Bora começar as extensões, Acciona!
    Precisamos destravar SP o quanto antes!
    E que venha a linha 16 com a Acciona também…

  2. o tatuzao furou o tunio mais rápido do que essa construção externa dos prédios da estação que lerdeza
    na vizinhança tem prédios sendo levandado mais rapido

  3. Essa inauguração até Perdizes vai criar um caos em Água Branca… Duvido conseguirem terminarem a expansão da estação na superfície a tempo.

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