O que falta para a Linha 4-Amarela chegar a Taboão da Serra?

Governador Tarcísio de Freitas afirmou na semana passada que extensão do ramal de metrô deverá começar a ser construída em 2024
Taboão da Serra

A tão aguardada extensão da Linha 4-Amarela até o município de Taboão da Serra deve ter as obras iniciadas em 2024, garantiu o governador do estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

A afirmação foi feita na semana passada em vídeo publicado pelo deputado estadual Eduardo Nóbrega. Na fala, Tarcísio revela que o projeto executivo já está sendo preparado e que as obras começarão já no ano que vem.

A expansão da Linha 4 compreende mais duas estações, Guilherme Dumont Villares e Taboão da Serra, com cerca de 3,3 km de extensão.

A construção do novo trecho deverá ser realizada pela concessionária ViaQuatro, que opera o ramal. Para isso será preciso assinar um aditivo contratual para que o investimento necessário para a extensão, de quase R$ 3 bilhões, seja ressarcido à concessionária.

Ampliação da Linha 4-Amarela para Taboão da Serra (CCR)
Slide de ampliação da Linha 4-Amarela para Taboão da Serra, com o nome antigo da estação Guilherme Dumont Villares (Chácara do Jockey) – CCR

Os caminhos para isso seriam um repasse financeiro direto, um aumento na tarifa de remuneração, a extensão do prazo de concessão ou algum tipo de combinação desses fatores.

A ViaQuatro já teria concluído o projeto básico após a autorização da gestão anterior.

Quatro anos de obras?

Com as informações levantadas, a concessionária deverá apresentar o projeto do governo e então negociar valores e formas de ressarcimento. Apenas com o aditivo assinado seria possível dar início às obras da expansão.

É justamente esse ponto que cria expectativa a respeito do prazo já que até o momento não houve qualquer divulgação sobre custo e o teor do aditivo.

Estação Vila Sônia, da Linha 4 (Jean Carlos)

A mobilização para uma obra complexa como essa também joga dúvida se seria possível de fato iniciar os trabalhos já em 2024, além do fato que não há definição sobre os terrenos a serem usados para estações e poços de ventilação e emergência.

Em ocasiões anteriores, o governo citou um praz de quatro anos para execução da obra, ou seja, por volta de 2028 se realmente a previsão do governador for confirmada.

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23 comments
  1. 4 anos para construir 3 km? Ah.. se o Gov tivesse investido na malha metroviaria la nos anos 70, qnd a linha azul levou só 6 anos para ser construida e entregue em sua totalidade (no projeto inicial). As expansões e novas linhas hoje em dia tem uma demora absurda

    1. Nos anos 1970 não haviam escolas para todos, não existia SUS, a coleta de lixo em São Paulo era feita por carroças puxadas por burros, a CMTC usava ônibus sucateados, etc. Assim a prefeitura de São Paulo priorizou a obra do metrô em detrimento ao resto das necessidades da cidade.

      Só assim para a obra sair rápido.

      Prefiro os tempos atuais onde a obra do metrô é só mais uma e não a prioridade absoluta.

      1. da pra encurtar o tempo da obra e manter a qualidade de todos esses serviços que você citou, basta o governador querer. dinheiro pra isso tem.

        1. Não dá para encurtar o tempo de obra sem colocar o orçamento estadual e a segurança da própria obra em risco.

        2. A matematica diz que entre 1968 e 1975 são 7 anos, nao 6. E isso sem a Sé – sé foi aberta em 1978. Dando 10 anos entre começar e temrinar a linha 1 original…

          A linha 3 demorou 10 anos – comecou em 1979 e só terminou em 1989.

          Hoje em dia nao está demorando mais que no passado. Ta na media.

  2. Palhaçada isso, se o governo construísse gastaria menos, ja q desses 3 bilhões uma parte vai pro bolso da CCR.

  3. 4 anos e com toda tecnologia existente hoje , comparada com anos 60 70 80 quando se fez as linhas azul e vermelha , … parabéns ao governo tartaruga sp

  4. Pessoal 4 anos por que vai ser modo tradicional a construção dos túneis vse estações . Não vão ser usado tbm por que um trecho curto

  5. Não acreditem nesse papo furado do governador, ele nao cumpre o que fala. Só papo furado !!!

    1. O cara está há nove meses no governo. Não sei qual o parâmetro que vc tem pra fazer tal afirmação.

  6. A iniciativa privada constrói utilizando o dinheiro público como sempre, pois a iniciativa privada não consegue tocar uma obra dessas sem pedir dinheiro ao Estado / União, que os repassa com todas as benécies possíveis.
    Recentemente o governo fez um estardalhaço quando foi liberar setenta milhões de reais para o Metrô, mas ao mesmo tempo liberou quase quatrocentos milhões para a CCR a título de recomposição de perdas e não fez nem barulho e quase não saiu nas mídias.
    Voltando ao assunto obras, o valor repassado para essas com certeza terá como consequência o agravamento do sucateamento do sistema público.
    Novamente a história se repete:
    O lucro é privado e o prejuízo é público.

    1. exatamente, enquanto tem gente reclamando aqui de 4 anos de obras, quando na vdd é o mínimo pra uma obra metroviária, fazendo 1km, ou 30km, se for tudo em uma única frente de trabalho 4 anos é sempre o mínimo pra uma obra dessa magnitude, o problema é justamente esse, a ccr não vai colocar um real nessa expansão e ainda vai ganhar o aval pra lucrar mais uns 10 anos no mínimo com essa linha, um verdadeiro escárnio com nossos impostos

    2. O que é paradoxal é que no momento de expandir a malha a iniciativa privada como a CCR entre outras nunca aparecem, preferindo gastar milhões em publicidades enganosas em Revistas especializadas, Rádios, TV’s, e até ajudando ONG’s sem nenhuma conexão com a mobilidade no interior, iludindo a população, e pagando dividendos aos acionistas bancados pelo Estado. Eles só aparecem quando recebem toda a infraestrutura estiver pronta bancadas pelo Estado e ainda sim cortando custos para fornecer um serviço de pior qualidade como está sendo o caso destas linhas 8 e 9. Então todo o dinheiro gasto, oriundo do bolso da população, usado na implantação dessas linhas servirá, no final das contas, para atender a interesses privados. Seria diferente se ajudassem a expandir a malha de trilhos, mas as evidencias não conduzem a isto e não acontece e nem acontecerá. Ocorrerá a simples transferência do patrimônio público construído com os bilhões de reais dos contribuintes nas mãos de um punhado de empresa (que ainda por sinal comprarão a concessão com financiamento público).
      Me desculpe a franqueza, mas a mim ele nunca enganou, e a última deste falastrão, quando esse intruso e forasteiro indicado pelo Bozo veio aqui só para entregar tudo do nosso patrimônio, haja vista estar dando desconto de ~60% de desconto em terras invadidas do Estado pelos ricos fazendeiros na região do Pontal do Paranapanema, pois sua biografia durante a campanha foram omitidos levianamente, e ele está apenas cumprido suas promessas para seus eleitores obviamente, mas sim para os empresários que bancaram sua campanha, inclusive os do ABC, preparando um financiamento para as próximas eleições em um trampolim, as concessões e privatizações do sistema trarão consequências graves para a cidade, certos políticos matreiros usam de falácias ilusórias repetitivas para iludir a população carente com promessas eleitoreiras inexequíveis.
      Nenhuma das múltiplas obras metro ferroviárias no longo período que o PSDB esteve à frente do governo foram concluídas em São Paulo, e Tarcísio dos Republicanos está mantendo isto, mantendo a mesma equipe do governo anterior, uma vez de seu desconhecimento dos problemas de mobilidade urbana de São Paulo e prometer e não cumprir é praxe e rotina para os políticos inescrupulosos, é imoral, mas não é crime, e eles não respondem por isto em juízo. Já passou a hora do povo escolher pessoas comprometidas com os compromissos e cobrar seriedade para dos governos de SP.
      Existiu compromisso verbal no passado ainda por parte do Covas de não se iniciar novas obras sem concluir as dezenas de pendências incompletas, mas ficaram nas promessas inexequíveis, lamento que algumas pessoas tenham sérios problemas cognitivos e não consigam discernir certas situações!?

  7. Quem deveria custear a extensão da Linha Amarela, deveria ser a própria Linha Amarela!!!! o Estado faz as obras gastando milhões, e entrega para a “iniciativa privada” ganhar dinheiro!!! não temos legislativo, tribunais de contas e nem justiça para barrar estes absurdos! Capitalismo com dinheiro público!!!!

  8. A expansão da Linha 4 compreende mais duas estações, Guilherme Dumont Villares e Taboão da Serra, com cerca de 3,3 km de extensão.

    Então esquece uma estação em Embú das Artes, Itapecerica da Serra e Cotia?

  9. Esse forasteiro nem sabe onde fica Taboão da Serra. Ele gosta disso, jogar pra torcida e criar ilusões, pq trabalhar que é bom, não gosta.

  10. engraçado é essa mamata das privatizações
    que o governo vende a linha e ainda tem que bancar
    ou seja o lucro não vai pro estado mas a conta vai
    palhaçada, nenhum país de primeiro mundo tem transporte público privatizado, nenhum setor de necessidade básica pode ser privatizado!

  11. Além do fiasco das privatizações e da decadência do neo liberalismo mais as terceirizações, esses atrasos de obras tem outra explicação: esquema com as montadoras automobilísticas !!! Pois se o Metrô crescesse bem, as montadoras iam perder dinheiro – pois elas só tem lucros aqui no Brasil !!! Essa falácia de expandir o Metrô até Taboão da Serra, já vem desde 1996, quando uma tia minha que mora em Embu das Artes, falou nessa ideia !!! Nesse tempão (28 anos) dava já até para terem construído !!! Politicagem mesmo !!! Essa já criou “barba” !!!

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