O governador do estado Tarcísio de Freitas anunciou nesta quarta-feira, 05, que as obras da Linha 19-Celeste entre Anhangabaú e Guarulhos deverão ter sua licitação lançada em março.
Para além da abertura do processo licitatório ter sido divulgado, o governador ainda deu detalhes sobre o planejamento de execução da nova linha do Metrô na região norte da metrópole.
A Linha 19-Celeste deverá ser dividida em três lotes diferentes. Ainda não foi definido qual será a divisão exata dos serviços, mas pela localização da linha pode-se supor que dois lotes sejam relativos ao município de São Paulo e um deles em Guarulhos.

O governador faz uma aposta ousada em termos de implantação. Segundo Tarcísio a nova linha deverá contar com três tuneladoras operando simultaneamente. A presença de três equipamentos poderá acelerar o ritmo de implantação das obras.
A Linha 19-Celeste poderá contar com equipamentos diferenciados a depender das características do solo. Atualmente o projeto básico do ramal já está concluído.

Sete tuneladoras trabalhando em simultâneo
O governo aposta em uma expansão extremamente acelerada das linhas do sistema metroviário. No auge das obras sete tuneladoras estão trabalhando simultaneamente, além das outras frentes de obra que utilizaram métodos construtivos convencionais.
A Linha 2-Verde contará com duas tuneladoras, uma para escavar o trecho entre Penha e Complexo Rapadura e uma segunda para escavar o trecho entre Penha e Dutra.
Na Linha 6-Laranja a tuneladora será utilizada no trecho entre São Joaquim e São Carlos. Já na Linha 16-Violeta, a máquina será utilizada para a construção do trecho entre Oscar Freire e Abel Ferreira.

Por fim, a Linha 19-Celeste contará com três tuneladoras. A única linha a utilizar três tuneladoras foi a Linha 5-Lilás, sendo uma para via dupla entre Eucaliptos e Chácara Klabin e duas singelas entre Alto da Boa Vista e Campo Belo.
Ao menos rendeu boas matérias essa última declaração do Tarcísio. Eu mesmo acredito que todas essas obras serão iniciadas, não vejo a hora de começar as obras da L22…
se isso de fato acontecer e se acelerado mesmo seria bom demais, adoraria ver antes de 2050 varias linhas novas e a expansão das atuais, trens intercidades e o trem bala SP/RJ em plena operação. será que é querer muito?
Torcer para que, durante a construção da Linha 19, já surja logo uma 2ª fase desta linha entre as estações Anhangabaú e Brigadeiro (pelo menos), antes de jogar 3 tuneladoras no lixo para escavar a Linha 19 de Guarulhos até a Linha 3 só e mais nada.
Rapaz eu não sabia de tamanha ousadia. Boa Tarcísio!
Sem contar as expansões de Metrô que não utilizarão tuneladoras:
Linha 4-Amarela – Vila Sônia a Taboão da Serra;
Linha 5-Lilás – Capão Redondo a Jardim Ângela;
Linha 6-Laranja – Brasilândia a Velha Campinas;
Sabemos que é difícil mas se sair metade dessas promessas, esse governo entrará para história da mobilidade de SP.
papo furado pra reeleição, depois das eleições volta tudo ao normal, ou seja estaca zero.kkkkkk
Declarações são incríveis, mas só dá para acreditar a partir do dia que todas essas obras prometidas começarem. Até lá, são promessas.
é preciso tunelar sp inteiro. Dde santo andre para Diadema, por ex.. Trólebus é um lixo. Os trabalhadores chegam cansados ao trabalho, pois o trolebus tem banco projetado para varetas. Péssimo transporte. Nessa altura do campeonato, ônibus e suas variações chega ser ridículo
Concordo com você que o ABC ficou bem aquém de mobilidade sobre trilhos, em especial as regiões de São Bernardo do Campo e Diadema, tem o projeto da linha 25-Topazio que cobriria essa duas cidades, porem, seu destino é incerto, primeiro que as cidades do ABC ainda enfrentam um grande problema que é a máfia da família Setti-Braga, que inclusive é a dona da NEXT Mobilidade, operadora do corredor ABD e BR7 Mobilidade, empresa de ônibus municipal da cidade de São Bernardo do Campo, e a principal responsável pelo cancelamento da linha 18-Bronze, juntamente com o ex-prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Malandro e o ex-governador de São Paulo, João Pinóquio Calcinha Apertada DitaDória, então dependendo dessa máfia, essa linha jamais vai sair do papel, é o mesmo da extensão (fase 4) da futura linha 14-Ônix, que ligaria a futura estação ABC e Jardim Irene, e já entrou como investimento contingente, e pelo jeito, só entrou por pressão das máfias de ônibus, o segundo caso é que o próprio povo não se organiza para cobrar esse tipo de obras por parte do poder publico, muitos aqui ou torcem para que tudo de errado, ou desdenham das futuras obras, então se o povo não se junta e se organiza para cobrar as autoridades, esperar o que dos politicos ?