Projeto básico da Linha 20-Rosa deve ficar pronto até outubro de 2026

Consórcio MNEPI Linha 20 será responsável pelo trabalho, que levará 20 meses. Governador deu a ordem de serviço para início das atividades nesta quarta-feira

Linha 20-Rosa (Jean Carlos)
Linha 20-Rosa (Jean Carlos)

A Linha 20-Rosa do Metrô deu mais um passo nos últimos dias para enfim deixar de ser uma promessa eleitoral.

Após a companhia celebrar o contrato com o Consórcio MNEPI Linha 20 na semana passada para produzir o projeto básico do ramal, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) assinou a ordem de serviço para sua execução nesta quarta-feira, 5.

O projeto básico é uma das últimas etapas antes de a Linha 20 passar pela sua fase definitiva, quando são licitados o projeto executivo, as obras civis e os sistemas.

No caso do ramal que ligará o ABC Paulista à região da Lapa, em São Paulo, tudo leva a crer que teremos uma concessão em formato de Parceria Público-Privada (PPP).

Dados da Linha 20-Rosa (GESP)

Ou seja, com as informações levantadas pelo projeto básico, mais outros estudos como de potencial econômico e de ambiental, o governo poderá modelar a futura licitação de concessão, que deve ser feita em conjunto com a Linha 1-Azul.

O trabalho será dividido em dois lote, o primeiro, de maior demanda e com mais conexões, entre Santa Maria e Abraão de Morais, e o segundo, entre Cursino e Santo André, o ABC.

O consórcio terá 20 meses para concluir o projeto a partir da ordem de serviço, emitida nesta quarta-feira. Portanto, o prazo se encerrá por volta de outubro do ano que vem.

Concessão das linhas 1-Azul e 20-Rosa (Jean Carlos)

Pátio Capuava

Mesmo antes disso, o Metrô e a Secretaria de Parcerias em Investimentos, que coordena as concessões, já terão subsídios para definir o modelo econômico para a implantação da Linha 20-Rosa.

Uma das tarefas do MNEPI será decidir as características de estações, poços de ventilação e saída de emergência e pátios de manutenção.

Serão dois, um ao próximo à estação Santa Marina e o outro ao lado da futura estação ABC (antiga Pirelli), que atenderá as linhas 10-Turquesa e 14-Ônix.

O novo pátio da Linha 20-Rosa em Santo André (GESP)

Este último apareceu apenas na documentação do Lote ABC Guarulhos, que inclui os dois ramais da CPTM, mas sem grandes detalhes.

Ainda não está claro como a Linha 20 irá de Santo André até o chamado Pátio Capuava, que deve tomar o lugar do Pátio Rhodia.

Se não houver mudanças, a Linha 20 terá 33 km, 24 estações e demanda diária de quase 1,3 milhão de passageiros.

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Valdecir Crezio
Valdecir Crezio
5 meses atrás

Boa notícia, espero que se concretize.

Matheus
Matheus
5 meses atrás

A extensão dessa linha impressiona!

Flavio
Flavio
5 meses atrás

Essa linha sim tem o poder de revolucionar a mobilidade da cidade de São Paulo. Acredito que hoje é o projeto mais relevante do metrô. Que bom que os trabalhos estão se iniciando.

Antonio Sena
Antonio Sena
5 meses atrás

Outubro de 2026? Que data conveniente pro lançamento de um “projeto”, não?