Após anos de espera, o Metrô de São Paulo finalmente dará início às obras das estações da Linha 2-Verde no trecho até Guarulhos.
Uma das estações do trecho, Penha de França, dentro do conhecido bairro, já tem até previsão para que os trabalhos comecem: março de 2025.
A informação consta de uma carta enviada pelo Consórcio Construtor CRASA-GHELLA-CONSBEM no final do mês passado aos moradores da região.
Localizada na Rua Doutor João Ribeiro, 539, a futura estação já teve os terrenos desapropriados e limpos, porém, o governo do estado protelou a autorização para que as obras começassem.

A gestão atual tem prometido da luz verde para a extensão, que contará ainda com as estações Tiquatira/Gabriela Mistral, Paulo Freire, Ponte Grande e Dutra, as duas últimas no município de Guarulhos.
Uma das maiores estações da Linha 2
Penha de França é a próxima estação após a atual Penha, onde haverá a ligação com as linhas 3-Vermelha e 11-Coral. Ela estará dentro da área comercial do bairro, localizado em uma elevação, e deve atrair boa parte da demanda da região.
Ela será construída entre a rua pela qual foi batizada e a praça Dona Micaela Vieira e terá três acessos diferentes. Ela será uma das maiores do ramal, com 20 mil m² de área construída, e também uma das mais profundas da rede, com plataformas 55 metros abaixo da superfície.

De fato, o poço central terá seis lances de escadas até as plataformas laterais, lembrando a mesma concepção de projeto da estação Pinheiros da Linha 4-Amarela.
Esse poço principal terá diâmetro de 40 metros e começará a ser escavado a partir do mezanino, onde estarão os bloqueios, bilheterias e SSO, e que fica um nível abaixo da praça Dona Micaela.
O projeto da estação mostra um edifício bastante arejado e com iluminação natural enquanto o nível da plataforma revela um projeto bastante em uso nas últimas estações do Metrô, com extensões circulares escavadas pelo método NATM.
Acima das vias, um mezanino metálico distribuirá os passageiros pelas plataformas de 136 metros de comprimento. Embora as projeções não mostrem, a estação contará com portas de plataformas (PSD), que se tornaram padrão na companhia.

Previsão de inauguração
Como não foi oficialmente anunciada pelo governo Tarcísio de Freitas, a extensão da Linha 2-Verde em Guarulhos não possui um prazo seguro de inauguração.
O fato de os terrenos já estarem liberados facilitará os trabalhos, mas há toda uma série de desafios pela frente, desde o emboque do tatuzão que escavará o trecho até a instalação de sistemas, construção do Pátio Paulo Freire e, obviamente, a disponibilidade de recursos.
Basta lembrar que o trecho de oito estações entre Vila Prudente e Penha foi iniciado em 2020 e levará ao menos sete anos para ter as primeiras entregas.
Ou seja, a Linha 2-Verde só deve passar de Penha na próxima década.