Obras do novo túnel de ligação na estação Luz tomam conta de esquina histórica

Esquina da Avenida Cásper Líbero e a Rua Mauá (Reprodução/CCTEL)

O encontro entre a Avenida Cásper Líbero e a Rua Mauá já não é mais o mesmo. A área foi interditada pela CPTM nas últimas semanas para início das obras de construção do novo túnel de ligação entre e centenária estação da Luz e sua homônima da Linha 4-Amarela do Metrô.

A região histórica do centro, que abriga construções de séculos passados, exigiu da companhia de trens um projeto bastante minucioso e que visa a melhorar o fluxo de passageiros que utilizam as linhas 7, 11 e 13 atualmente e que buscam chegar às linhas 1-Azul e 4-Amarela.

Atualmente, esses usuários dependem apenas de um túnel sob a Rua Mauá e que dá dinais de saturação em horários de pico, quando passam pelo local cerca de 50 mil pessoas.

Por isso, o novo túnel com 124 metros de comprimento e 9 metros de largura fará a ligação das plataformas da estação da Luz com a Linha 4, percorrendo um caminho diferente, por baixo da Avenida Cásper Líbero. Quando ficar pronto em agosto de 2024, o projeto não apenas permitirá separar os fluxos de passageiros como também ampliar o acesso Cásper Líbero.

Imagens das primeiras intervenções na região foram postadas por um funcionário do Consórcio Construtor Túnel Estação Luz, contratado pela CPTM por R$ 60 milhões. A empresa isolou as duas vias para permitir as escavações que também incluirão um trecho da praça implantada na época da construção da estação Luz da Linha 4.

Além disso, as intervenções na plataforma central também começaram. Ela ganhará escadas rolantes e fixas além de outros itens de acessibilidade a fim de reorganizar todo o fluxo de passageiros.

A estação da Luz passa ainda por outras obras, entre elas a implantação de um acesso à Sala São Paulo e a instalação de uma passarela de saída para o Bom Retiro, recém inauguradas, além da reforma e ampliação da Plataforma 5 para receber o Expresso Aeroporto. A previsão é que a partir de 2024 a Linha 13-Jade e a Linha 11-Coral sejam estendidas até a Palmeiras-Barra Funda enquanto a Linha 7-Rubi deixará de chegar até Luz.

Por onde passará o novo túnel da Luz (Imagem da CPTM modificada)
Previous Post

Tatuzão da Linha 2-Verde do Metrô aparece sendo fabricado na China

Next Post

Após dia de caos, Serviço 710 funciona normalmente nesta quarta-feira, diz CPTM

Related Posts