Após dia de caos, Serviço 710 funciona normalmente nesta quarta-feira, diz CPTM

Curto-circuito em subestação de energia interrompeu a operação na terça-feira, causando filas imensas nas estações
Trens das linhas 7-Rubi e 10-Turquesa tiveram problemas para circular nesta terça (Jean Carlos)

Numa terça-feira infernal para os passageiros das linhas 7-Rubi e 10-Turquesa da CPTM, após um curto-circuito numa subestação interromper o funcionamento adequado de trens, o Serviço 710, que une a operação dos dois ramais, está funcionando normalmente nesta quarta-feira, 21.

A CPTM chegou a anunciar que o serviço seria suspenso durante o horário de pico em dias úteis a fim de facilitar a recuperação da subestação Tietê, que foi atingida pelo incêndio, mas a companhia informou em suas redes sociais que manteve os trens percorrendo as duas linhas. No entanto, o intervalo no horário de pico será de 8 minutos.

Segundo a empresa, “a equipe de manutenção precisará trocar dezenas de cabos de alta complexidade danificados no local”. As causas do curto-circuito ainda estão sendo apuradas e serão divulgadas oportunamente, prometeu a CPTM.

Ontem, as duas linhas operaram separadas, com baldeação necessária em Brás, o que complicou a vida dos passageiros, que precisaram mudar de plataforma. Em muitos horários, a quantidade de pessoas circulando era tão grande que usuários relatavam o risco de queda na via.

Para aliviar a demanda, a CPTM chegou a acionar o sistema PAESE, de ônibus, mas com resultados limitados.

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9 comments
  1. Vota no PSDB amiguinhos….não solta $$ para a CPTM poder fazer uma manutenção rigorosa e investimentos vultosos em manutenção preventiva e eficaz, dá nisso…

    Dia 2 de Outubro vamos nos lembrar disso !!

  2. Esperem saber que o serviço será extinto assim que o PSDB conceder a linha 7 para a CCR.

    A hora de protestar contra esse monopólio é AGORA.

    Muito em breve o final da Linha 7-Rubi será a Barra Funda, aí sim vocês verão o que é caos.

    1. Correto entendimento Marcos Caio.
      Tivemos um exemplo prático de uma ocorrência que embora o sinistro tenha ocorrido na região da Linha-7, a Linha-10 foi prejudicada mas não paralisada, isto deve–se ao fato da Linha Integradora-710 ser uma consolidação do projeto “Integração Centro” e ser a ÚNICA que reúne a possibilidade de plena integração em TODAS estações chaves da CPTM e METRÔ sem prejudicar e interferir nos serviços e linhas existentes, pois os “loops” e intervenções são independentes, e as sinalizações compatíveis. A economia de tempo para a operação, com a redução no tempo de manobra e retorno, e de tempo para o passageiro, que não precisará mais realizar as desconfortáveis diárias baldeações desnecessárias, pois a melhor forma para se minimizar a pandemia que ocorre atualmente nos sistemas públicos de transporte é o de se evitar e eliminar aglomerações e superlotações, e com relação aos usuários, é o de se deslocar da sua origem e destino com um mínimo de transbordos possível.

      Exatamente o oposto ocorre com as Linhas 13-Jade para chegar a Barra Funda, tem que interpenetrar em “Y” na 12-Safira e em seguida novamente em “Y” na saturadíssima 11-Coral que são concorrentes o que as tornam totalmente inconvenientes sua operação, uma ocorrência ou pane em uma bloqueia este conjunto todo, este fato já ocorreu recentemente, e deveria no máximo ter uma conexão (com a 12-Safira) a não ser que se expanda as construções das linhas após o Brás, pois só a modernização da sinalização é insuficiente, e deverá ser prioritária antes de se fazer esta alteração, uma vez que comprovadamente Trens Metropolitanos deveriam prevalecer em relação aos TIC, pois beneficiam mais usuários, pois a expansão desta Linha 13-Jade deveria ser no sentido do Alto Tietê e jamais Barra Funda sem que se expanda as linhas.

  3. Imagina se rolasse isso na linha 8 ou na 9. O site teria feito uns 20 artigos reclamando da concessão. Mas como foi na CPTM, só uma notinha hoje. Hahahahah

    1. Se informe melhor, já ocorreu sim nesta concessão neste ano em uma subestação, e com ÓBITO o que é muito pior, e tem mais;

      “O MPSP-Ministério Público do Estado de São Paulo não tem mais dúvidas: vai pedir à Justiça uma indenização ‘multimilionária’ contra a ViaMobilidade, pensa em rescisão e investiga “desvio” de funcionários da CPTM para a concessionária, e pelas falhas e transtornos constantes nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, principalmente no início da concessão.” 19/9/22

      Em depoimento, testemunha disse que funcionários fizeram falta sim, o que prejudicou cronograma de manutenção dos trens da Linha Integradora-710. Promotores querem saber também se concessionária pagou pelo trabalho destes profissionais.

      De qualquer forma, enquanto tais funcionários estavam trabalhando para a Via Mobilidade, desfalcaram a própria CPTM, causando atrasos nas revisões preventivas dos trens das Linhas 7 e 10 (trens da série 9500 da Hyundai).

      Parece que o MPSP através do Promotor de Justiça Silvio Antônio Marques resolveu agir.

    2. se rolasse isso na linha 8 e 9, os caras estavam até agora tentando consertar o problema.

      já falei e repito, se com as melhores linhas da CPTM a CCR está apanhando, se pegar a linha 7 vai ter que puxar trem de carroça.

      a equipe da CPTM tira leite de pedra faz tempo. governo não está nem aí para a companhia.

      e ainda o governador tem a audácia de falar em sabotagem dos ferroviários no SP1

      SP precisa de um governo e de um governador que olhe melhor para o nosso transporte publico e valorize seus profissionais. esse governo atual já deu o que tinha q dar faz tempo.

  4. Subestações Elétricas sejam para quaisquer finalidades bem dimensionadas possuem inumeráveis proteções como Fusíveis, Disjuntores, Reles… que visam desarmar proteger as instalações antes que ocorram perdas totais como esta foi pelo incêndio, e que já ocorreram inúmeras vezes com perdas menores este ano com subestações da CPTM, e das concessionárias linhas 8 e 9.
    Em varias ocasiões já foi citado o descaso que a CPTM tem com relação aos investimentos em relação ao Metrô tanto na manutenção como na expansão, e quaisquer estações que possuírem a características de “Hubber”, como serão a Pirelli, Ipiranga, Pari, Bom Retiro, Água Branca da CPTM na “Linha Integradora 710” tronco, deveriam os projetos serem feitos em forma conjunta e altamente prioritárias, pois sua utilização é imediata pela CPTM não necessitando aguardar as morosas conclusões das linhas do Metrô, esta inversão de prioridades de se planejar uma estação de Metrô antes da CPTM em locais de integração é um exemplo do descaso do uso eleitoral pelos atuais dirigentes!
    Espero que o próximo governante una as administrações das linhas metropolitanas Metrô, CPTM, EMTU numa única empresa, com planejamentos e investimentos unificados.

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