Passagem da Linha 20-Rosa do Metrô pelos Jardins gera preocupação entre moradores

Trajeto foi alterado pela companhia para evitar eixo tradicional da Avenida Faria Lima, mas presença de poços no bairro já causa temor, segundo jornal

Linha 20-Rosa começando pelo ABC (Jean Carlos)
Linha 20-Rosa começando pelo ABC (Jean Carlos)

Os Jardins, bairro nobre localizado no meio de densas áreas urbanas da cidade de São Paulo, não ganhará nenhuma estação de metrô, mas o projeto da Linha 20-Rosa já causa temor entre seus moradores.

Segundo o jornal Folha de São Paulo, a presença de poços de ventilação dentro do bairro, causa apreensão entre residentes do local.

Postagens que circulam em redes sociais mostrariam localizações falsas dos poços nas praças Gastão Vidigal e Morungaba, o que causou preocupações sobre a perda dos espaços verdes.

Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

No entanto, o estudo ambiental do Metrô delimita as possíveis desapropriações em terrenos próximos a esses locais, mas sem incluir qualquer área das praças.

Os moradores alegam que o Metrô não tem explicado claramente os planos na região, mas a companhia já promoveu algumas audiências públicas para explicar o projeto. Nesta sexta-feira, 12, estava marcada uma apresentação à Ame Jardins, entidade que reúne os moradores do bairro.

As possíveis intervenções da Linha 20-Rosa nos Jardins
As possíveis intervenções da Linha 20-Rosa nos Jardins

Trajeto desviado do trecho mais antigo da Avenida Faria Lima

A preocupação dos moradores dos Jardins ocorre porque o Metrô decidiu mudar o plano inicial de cortar a Avenida Faria Lima com os túneis da Linha 20-Rosa.

Os primeiros estudos indicavam uma implantação semelhante à da Linha 2-Verde na Avenida Paulista, com estações ao longo da via e conexão com a Linha 4-Amarela na estação Faria Lima.

Porém, os estudos ambientais e de anteprojeto de arquitetura e engenharia concluíram que o ramal subterrâneo fará um desvio para dentro dos Jardins, em direção à estação Fradique Coutinho, da Linha 4.

A localização aproximada do VSE9, em região onde antes havia a estação "Jardim Europa"
A localização aproximada do VSE9, em região onde antes havia a estação “Jardim Europa” (GoogleEarth)

O argumento é que não existiria demanda suficiente no trecho mais antigo da avenida. Em vez de estações, o Metrô usará os Jardins para saídas de emergência e um estacionamento de trens estratégia.

Serão dois poços de ventilação na região, o VSE 8 e o VSE 9, este bem perto do eixo da Avenida Faria Lima.

A opção por evitar uma estação na avenida fará com que uma área enorme dentro de um raio de mais de um quilômetro não tenha uma estação de trens.

Embora as localizações atuais das intervenções sejam bastante prováveis, o Metrô pode alterá-las no projeto básico, que deverá ser contratado nos próximos meses.