Passagem do tatuzão da Linha 6 causa desabamento ao lado da estação Bela Vista

Solapamento no canteiro de obras da Linha 6
Solapamento no canteiro de obras da Linha 6

Uma cratera se abriu no começo desta tarde de quinta-feira, 12, na região da Bela Vista, durante a passagem do Tatuzão Sul da Linha 6-Laranja, da Linha Uni.

O acidente ocorreu entre o poço VSE Almirante Marques e a estação Bela Vista. De acordo com a concessionária, houve um “solapamento parcial do solo” dentro do canteiro de obras.

Não houve vítimas e a área já estava isolada por precaução.

Horas depois do incidente, imagens e vídeo de dentro do nível de plataformas da estação Bela Vista revelaram que o movimentação de terra atingiu o interior do local no subsolo.

Outro vídeo postado em redes sociais mostra o momento em que o solo cede na superfície e cria uma cratera ao lado do poço de ventilação localizado na Rua Treze de Maio.

 

O tatuzão da Linha 6-Laranja está prestes a concluir a escavação do trecho entre as estações Higienópolis-Mackenzie e Bela Vista após ter passado direto por 14 Bis-Saracura, que não foi escavada ainda.

A Linha Uni decidiu mudar a estratégia para não atrasar a abertura do ramal metroviário.

Local onde houve o solapamento do solo
Local onde houve o solapamento do solo

Acidente similar em fevereiro de 2022

A escavação por tuneladoras com certa frequência causam solapamentos, que são deslocamentos de terra quando a integridade do subsolo não é suficiente para mantê-lo estável.

Foi uma situação semelhante que aconteceu em maio deste ano na passagem do tatuzão norte, também da Linha 6-Laranja, onde uma cratera se abriu e engoliu parte de um condomínio residencial na Zona Norte de São Paulo.

O caso mais grave nesse sentido, no entanto, envolveu o mesmo Tatuzão Sul em 1º fevereiro de 2022, logo que o equipamento chegou ao poço Aquinos, na Marginal Tietê.

Poucos metros antes, a passagem da tuneladora movimentou um interceptor de esgoto da Sabesp, que rompeu e inundou toda área escavada na região.

Não houve vítimas, mas as atividades tiveram que ser paralisadas por meses.

Veja a nota da Linha Uni

A Concessionária Linha Uni informa que, durante a passagem da tuneladora sul no poço VSE Almirante Marques, próximo à futura estação Bela Vista, houve um solapamento parcial do solo dentro do canteiro de obras. Por medida de segurança, a área ao redor do poço já havia sido isolada. Não há feridos e o ocorrido não oferece riscos à população.

A equipe técnica está no local. A Linha Uni reforça que mantém comunicação contínua com a comunidade e está atuando para minimizar qualquer impacto a moradores e comerciantes da região.

Previous Post
Estação Clínicas, da Linha 2-Verde

Após contrato frustrado, estação Clínicas voltará a ter naming rights oferecido pelo Metrô

Next Post
Terra invadiu interior da futura estação Bela Vista

Vídeo mostra terra invadindo estação Bela Vista antes da chegada do tatuzão

Related Posts