Petição online defende mudanças no Cartão TOP

Campanha pede que governo do estado amplie a rede de postos físicos para solicitação e retirada do cartão de transporte
Cartão TOP estreou no final do ano passado e acumula reclamações (Jean Carlos)

O funcionamento precário do Cartão TOP, lançado no final do ano passado com a meta de modernizar o sistema de bilhetagem na rede de transporte sobre trilhos e de ônibus intermunicipais, tem causado dissabores em muitos passageiros desde então.

Após sofrerem para emitir, carregar e utilizar o cartão, alguns deles decidiram pleitear mudanças no sistema e para isso criaram uma petição online batizada de “Cartão TOP pra quem?”.

Segundo afirmou Matheus Lima, um estudante de 17 anos que está entre os criadores da campanha, o formato atual implementado pela empresa Autopass, que utiliza as Lojas Pernambucanas, não tem funcionado como esperado. “Passei horas na loja esperando o sistema voltar a funcionar para emitir meu cartão. Você enfrenta uma fila grande e pelo sistema ser instável, às vezes é necessário que você retorne outro dia”, disse à Agência Mural.

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Os autores da petição argumentam que “grande parcela da população não consegue utilizar o aplicativo, que seria mais prático e rápido, e precisa se deslocar até lojas credenciadas e enfrentar filas gigantes para retirar o cartão, sem contar as máquinas de autoatendimento nas estações e terminais que muitas vezes não funcionam”.

Segundo o site da campanha, o TOP complicou a vida de milhares de estudantes e trabalhadores, sobretudo por apostar no aplicativo de celular como principal forma de solicitação e recarga do cartão. “Além de o app ser alvo de inúmeras reclamações, em São Paulo, 1 a cada 5 pessoas não possuem acesso à internet”, afirmam.

A meta da petição online é sensibilizar o governo estadual a obrigar a Autopass a criar mais postos físicos de solicitação e retirada do cartão na região metropolitana de São Paulo.

Camapnha online pede mudanças no Cartão TOP

Sem cartões apenas de transporte

De acordo o jornal Folha de São Paulo, havia apenas um posto de atendimento dentro da rede metroferroviária, localizado na estação Belém, da Linha 3-Vermelha.

Segundo reportagem do jornal, os postos dentro das Pernambucanas carecem da opção do cartão apenas de transporte, que não traz benefícios à rede de varejo, ao contrário dos cartões “híbridos”, que incluem função de débito e crédito para qualquer transação financeira.

A manobra da gestão estadual para implantar o Cartão TOP no ano passado está sendo questionada na Justiça e no Tribunal de Contas do Estado por ter evitado a realização de uma licitação.

Em vez disso, o governo associou a CPTM e o Metrô na ABASP, uma sociedade sem fins lucrativos que reúne operadores de ônibus ligados à EMTU. Essa associação, por sua vez, contratou diretamente a Autopass, uma empresa que tem entre seus sócios um dos herdeiros da Viação ABC, dona da concessionária Metra, que opera o Corredor ABD.

Resposta da Autopass

Em nota enviada nesta quinta-feira (11) ao site, a assessoria de imprensa da Autopass afirmou que está expandindo os postos presenciais de emissão do Cartão TOP em mais cinco estações: Prefeito Saladino, São Caetano e Utinga na Linha 10-Turquesa), e Consolação, da Linha 2-Verde, e Jardim Colonial, da Linha 15-Prata, no Metrô. Além disso, a empresa ressaltou que a estação Granja Julieta (Linha 9) também possui um posto de atendimento.

 

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5 comments
  1. Sinto informar mas a petição não vai dar em nada. Essa autopass patrocina a campanha do partido, pode esquecer.

  2. Tudo sem nexo algum nesse país, os caras criam um aplicativo horrível que foi feito pra não funcionar direito, tenho o desprazer de usar ele tido dia.
    Vamos aos erros

    1. Só permite carregar 110 bilhetes, se quiser comprar mais o app não deixa.
    2. Vai acumulando os qrcode e não deixa limpar o histórico.
    3. Quando chega na catraca tem que ficar passando o dedo até achar um bilhete que não foi usado, simplesmente horrível.

    Mas tudo isso a gente sabe né? E pra vender cartão de crédito.

  3. Esses políticos ficam terceirizando o Estado criando empresas pra “familiares e amigos” administrarem e ao mesmo tempo financiar o partido. O metrô de SP sempre funcionou perfeitamente, inclusive com os bilhetes avulsos, mas gostam de complicar a vida do trabalhador e querem o seu dinheiro pra pagar taxas, impostos e serviços. Nessa busca intensa por dinheiro colocam até loja de departamento pra fazer o serviço.

    1. Muito bem dito. O cartão Top não trouxe nenhuma vantagem para o usuário. Só trouxe vantagem mesmo para a Autopass e As Pernambucanas nesta estranha relação que transformou o que deveria ser um serviço público numa desculpa para enfiar cartão de crédito e conta bancária nas pessoas. Tudo isso é vergonhoso.

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