O Metrô de São Paulo entregou neste feriado as portas de plataforma da estação Vila das Belezas, da Linha 5-Lilás. O equipamento de segurança passou a funcionar a partir do domingo, dia 14, segundo anúncio do presidente da companhia, Silvani Pereira.
Vila das Belezas é a 15ª estação do ramal operado pela ViaMobilidade a contar com as PSDs (Platform Screend Doors) e a antepenúltima a receber as fachadas.
Agora a Bombardier prepara a entrega das PSDs em Giovanni Gronchi e Santo Amaro, mas é pouco provável que o serviço seja concluído ainda em 2021 já ainda faltam várias etapas para que essas duas estações comecem a funcionar de fato.

A primeira estação da Linha 5 a contar com portas de plataforma foi Adolfo Pinheiro, em agosto de 2014, já a partir de sua inauguração. A operação, no entanto, era feita de forma provisória já que na época o sistema CBTC, de controle de trens, ainda estava em implantação.
O projeto de instalação das PSDs surgiu juntamente com a expansão do ramal, contratada no final dos anos 2000. O trecho original da linha não foi projetado para receber as estruturas, por isso precisou receber reforços na plataforma para suportar o peso extra.
A meta do Metrô é que todas as estações contem com o recurso de segurança, que contribui também para evitar atrasos na operação. No início da sua gestão, o governador João Doria chegou a prometer as PSDs também na CPTM, porém, o projeto nunca saiu do papel.