Presidente do Metrô promete sete estações com portas de plataforma na Linha 3 em 2022

Meta é inferior a anterior, que previa 10 estações. Consórcio Kobra ainda está preparando a primeira estação, Belém, para receber equipamento de segurança

Apenas sete estações possuem portas de plataforma nas linhas 1, 2 e 3 do Metrô (Jean Carlos)

Enquanto convive com situações dramáticas como a queda de uma passageira deficiente visual na via na estação Trianon-MASP, que estava sem apoio de um funcionário, o Metrô tenta avançar com a instalação das portas de plataforma em suas estações.

Atualmente, apenas a Linha 15-Prata possui PSDs (como são chamadas na sigla em inglês) em todas as paradas. Além disso, as linhas 4-Amarela e 5-Lilás, operadas pela iniciativa privada, também contam com o equipamento.

Já nos três ramais mais antigos, as portas de plataforma são raridade. Apenas sete das 57 “estações” (considerando locais que atendem a mais de uma linha como Sé) possuem fachadas no momento.

A Linha 2-Verde é a que mais oferece as PSDs – quatro das 14 estações – enquanto a Linha 1-Azul acaba de receber as fachadas nas estações Jabaquara e Tucuruvi. Já na Linha 3-Vermelha o recurso é usado apenas na estação Vila Matilde, fruto de um contrato antigo e que foi rescindido.

 

Funcionários do Consórcio Kobra instalam base da PSD em Belém (CMSP)

É justamente a Linha 3 o foco inicial do Consórcio Kobra, que foi contratado para instalar nada menos que 88 fachadas nas três linhas. Após um período de incertezas com questionamentos judiciais, a empresa reiniciou o trabalho pelas estações Belém e Bresser-Mooca.

No entanto, o projeto avança lentamente, como se constata em um vídeo postado pelo presidente do Metrô, Silvani Pereira. Nele, funcionários preparam a instalação da base que sustentará as fachadas, que estão sendo fabricadas na Coreia do Sul.

Tudo leva a crer que o Kobra então instalará os módulos de fachada para então iniciar os testes de funcionamento. Por ser um equipamento novo na companhia, é de se esperar um tempo razoável para o trabalho ser concluído.

Estação Trianon-MASP, onde passageira caiu na via: sem contrato para portas de plataforma (Jean Carlos)

Sete estações em 2022

Apesar disso, Silvani se mostrou otimista ao prever que outras cinco estações da Linha 3-Vermelha contarão com portas de platafoma em 2022. São elas Pedro II, Carrão, Guilhermina-Esperança, Corinthians-Itaquera e Palmeiras-Barra Funda, além de Belém e Bresser. Trata-se, no entanto, de uma meta inferior a original, que incluía também as estações Penha, Patriarca-Vila Ré e Arthur Alvim.

Corinthians-Itaquera e Palmeiras-Barra Funda fazem parte de outro contrato, com a Alstom, e que já detém um expertise maior na instalação, o que faz crer que a meta é possível.

Ao todo, o Metrô tem contratado 42 pontos de instalação de PSDs, novamente considerando estações com plataformas duplas. Faltarão ainda oito estações, todas na Linha 2-Verde, que ainda não têm fornecedor definido.

Ironicamente, entre elas está Trianon-MASP, onde houve a queda da passageira no dia 1º de setembro. Felizmente, ela conseguiu sobreviver ao se abaixar na via quando o trem chegou à estação.

 

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Ubad
Ubad
2 anos atrás

Esse consórcio é mesmo da kpe, coesa,oas da linha 17?

Dylan
Dylan
2 anos atrás

Vale muito a pena o site correr atrás da informação, pois o Metrô disse no começo do ano que teria PSDs (PORTAS DE PLATAFORMA) em 10 estações:

>BELÉM (KOBRA)
>BRESSER-MOOCA (KOBRA)
>PEDRO II (KOBRA)
>CARRÃO-ASSAI ATACADISTA (KOBRA)
>PENHA (KOBRA)
>GUILHERME-ESPERANÇA (KOBRA)
>CORINTHIANS-ITAQUERA (ALSTOM)
>PALMEIRAS-BARRA FUNDA (ALSTOM)
>PATRIARCA-VILA RÉ (KOBRA)
>ARTHUR ALVIM (KOBRA)

E do nada só em 7 estações???, será que atrasou o envioppr navio??? ,será que a fabricação deu errado???

Abel Nightroad
Abel Nightroad
2 anos atrás
Responder para  Dylan

isso se chama maracutaia meu amigo, não espere nada de governos.

Jonas
Jonas
2 anos atrás

Estão contratando só PJ não contrata CLT.

Frank
Frank
2 anos atrás

Claro d todos os cuidados devem ser adotados para evitar passageiros “caindo” nos trilhos, mas o valor q esta sendo gasto para essas malditas portas beira ridiculo. Os passageiros devem tomar TODO O CUIDADO para evitar acidente ( vendo a porra do smarth phone, conversando e olhando pro caralho, prestar MUITA ATENÇAO. Se todos assim procederem nao será necessario instalar essas drogas d portas. Inclusive o ultimo acidente com a mulher deficiente foi causada pela falta d atençao da senhora q tambem nao procurou o funcionario do metro para trafegar pela plataforma.

Marcus
Marcus
2 anos atrás
Responder para  Frank

Usuários sendo empurrados é culpa do smartphone também?