Primeiro trem da Linha 17-Ouro será entregue “em breve”, diz BYD

Primeiro aparelho de mudança de via sendo instalado no pátio Água Espraiada (BYD)

Um objetivo há muito esperado na Linha 17-Ouro está próximo de ocorrer, a chegada do primeiro de 14 trens de monotrilho ao Brasil. Em postagem em rede social, o diretor de projetos globais da divisão da América Latina da BYD, Alexandre Barbosa, revelou que a composição será entregue “em breve”.

“A BYD está se movimentando para instalar o primeiro track-switch a fim de receber o primeiro trem em breve”, afirmou Alexandre Barbosa.

A previsão está em linha com a informação divulgada pelo governo do estado meses atrás que espera pelo trem no 1º semestre de 2024. Para isso, a BYD iniciou a montagem do primeiro track-switch, um aparelho de mudança de via que está sendo instalado no pátio Água Espraiada.

A estrutura metálica está localizada no nível térreo da área de manutenção, que terá outro piso superior, na mesma altura das vias.

Módulo do track-switch sendo içado até a posição final (BYD)

A empresa chinesa não deu detalhes, mas é provável que em um primeiro momento, trem de monotrilho realize seus primeiros movimentos e testes dentro do pátio. Como há ainda muito trabalho à frente para finalizar as vias, outros aparelhos de mudança de via e boa parte da infraestrutura de alimentação e sinalização, deve demorar um pouco até que seja possível circular em trechos operacionais.

Ainda assim é um avanço enorme para uma obra tão atrasada e que já teve diversas previsões frustradas como quando a antiga fornecedora dos monotrilhos, a Scomi, chegou a divulgar um trem supostamente pronto na Malásia, mas que seria apenas uma unidade local pintada com um padrão parecido com o do Metrô.

Trem da Linha 17: “em breve” no Brasil (GESP)

Como o site mostrou dias atrás, o governo trabalha com a meta de iniciar operação da Linha 17 em junho de 2026. Ou seja, serão dois anos e meio para que todo o trabalho em curso atualmente seja concluído.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Ao menos já é possível notar funcionários da Agis Construção trabalhando nas obras de sete estações e no pátio com a meta de finalizá-las até dezembro do ano que vem.

Previous Post
A Neo Química Arena e ao fundo a estação Linha 3-Vermelha (Felipe Szpak)

Estação Corinthians-Itaquera funcionará até às 2h da manhã neste sábado para domingo

Next Post

LinhaUni mantém plano de contar com estação 14 Bis liberada para passagem do tatuzão

Related Posts